sexta-feira, 24 de julho de 2009

MS teria lançado driver GPL para o kernel Linux para corrigir uma violação prévia da licença

Um leitor discreto enviou o link para esta nota do OSNews sobre a história dos bastidores. Segundo ela, um engenheiro da Vyatta havia notado que a Microsoft incluíra em seu Hyper-V um driver licenciado sob a GPL, linkado estaticamente aos binários proprietários dela, violando assim a licença do driver.

O engenheiro, que não queria agitar muito as águas, entrou em contato com Greg Kroah-Hartman, do Linux Driver Project e também da Novell, por acreditar que os laços entre Novell e MS dariam a ele a oportunidade de falar com as pessoas certas sobre isso. Algum tempo passou, e a Microsoft acabou lançando o conjunto todo sob a GPL, encerrando a violação e ganhando notícias em todos os cantos (e sem menção ao episódio).

A nota completa no BR-Linux.

Um comentário:

zejustino disse...

A NOVELL deve ter aproveitado a dica para ganhar algum cacife em cima de sua relação com a MS.

Explico: foi a MS que sabotou o DR-DOS (o melhor DOS da época) ao inserir um aviso inócuo no Windows 3.1 e/ou 3.11, salvo engano, todas as vezes que o carregavam sob o DR-DOS. Essa patifaria deixava os usuários com a orelha atrás da pulga e, rapidinhos, corriam atrás do MS-DOS.

É isso aí! Nada pessoal, é só bizinis! Capitalismo, como sempre, ou bizinis asusual (he! he! he! Meu portinglês deve ser falado normalmente. O inglês americano, de preferência, com o auxílio de chicletes e a boca torta).