quarta-feira, 15 de julho de 2009

Honduras: mais informações

* Washington and the Coup in Honduras: Here is the Evidence
* Washington y el golpe de Estado en Honduras: aquí están las pruebas
Eva Golinger lista numerosos elementos que corroboram o envolvimento dos Estados Unidos da América no golpe de Estado em Honduras.

* Europa vuelve a pedir retorno de Zelaya
A União Européia defendeu nesta quarta-feira que a única saída para a crise política em Honduras é o retorno ao poder de Manuel Zelaya. A União Européia retirou os embaixadores de seus estados-membro de Honduras, em reação ao golpe de Estado.

* Asamblea General del partido de Micheletti rechazó el golpe de Estado
As bases do Partido Liberal de Honduras (PL), do qual fazem parte Roberto Micheletti e Manuel Zelaya, declararam-se em assembléia geral pela condenação do golpe de Estado, exigindo do governo ilegítimo a restituição de Zelaya, a expulsão de Micheletti e do pré-candidato presidencial Elvin Ernesto Santos, e propondo a continuação das ações de resistência, através dos núcleos locais do partido.

* UNESCO lamenta muerte del periodista Gabriel Fino
Em comunicado, o diretor geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, lamentou o assassinato do jornalista hondurenho Gabriel Fino e pediu o fim das restrições à imprensa observadas nas últimas semanas nesse país.

* Eduardo Silvera y Pedro Quezada narran cómo ocurrió su secuestro y posterior expulsión de Honduras
Em vídeo, jornalista e operador de câmara da rede Venezolana de Televisión (VTV) narraram seu seqüestro, detenção e explusão de Honduras por ordem da ditadura de Micheletti.

* Zelaya da ultimátum a golpistas para que restituyan orden constitucional
Na segunda-feira, Manuel Zelaya deu um ultimato para que o governo golpista obedeça às exigências das organizações internacionais, restituindo-o ao cargo. O prazo seria até a próxima reunião de mediação, do contrário tomará "outras medidas".

* ¿Diálogo con un golpista? EEUU le pide a presidente Zelaya "paciencia" en el diálogo con el golpista Micheletti
O porta-voz do governo estadunidense, Ian Kelly, recomendou ao presidente Manuel Zelaya que tenha paciência e dê uma oportunidade ao diálogo com o golpista Micheletti, mediado por Óscar Arias.

* Arias confirma que el sábado se reanudará diálogo hondureño
Diálogo mediado por Óscar Arias continuará no sábado.

* Zelaya llama a la insurrección popular contra régimen golpista de Honduras
O presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya, chamou o povo hondurenho a se insurgir contra o governo golpista, conforme estabelecido na Constituição.

* Organizaciones populares anuncian un paro nacional
Organizações populares fazem greve geral em protesto contra o governo /de facto/ e apoio ao retorno do presidente Zelaya.

2 comentários:

claudia cardoso disse...

Obrigada pela disponibilização dessas informações! É uma barbaridade como esse golpe ainda está em pleno vapor!

Anônimo disse...

Claudia, veja Resistencia Morazán para mais informações sobre a insurgência e a repressão.