domingo, 12 de julho de 2009

Joyce, Dostoiévski e uma ex-namorada

Um texto não é um objeto isolado. Não é um objeto, é uma prática ligada a outras diversas práticas. Borges falou algo interessante sobre isso (algo que outros também devem ter falado, mas foi ele quem me alertou). Um texto se relaciona sempre com os textos seguintes, prepara a leitura. Mais do que isso, e está aí um ponto curioso, um texto que eu leia hoje pode alterar os significados de textos do passado. A relação é íntima, dinâmica e intensa assim.

Leia o texto completo no Terra Magazine.

2 comentários:

JAIRCLOPES disse...

"Um texto não é um objeto isolado. Não é um objeto, é uma prática ligada a outras diversas práticas. Borges falou algo interessante sobre isso. Um texto se relaciona sempre com os textos seguintes, prepara a leitura. Mais do que isso, e está aí um ponto curioso, um texto que eu leia hoje pode alterar os significados de textos do passado". Muiiito interessante! Eu já havia pensado nisso, só não escrevi, agora encontro o exata sentido do que sempre intui. Genial!

José Elesbán disse...

Eu também gostei. Citei aqui, e copiei paara meu blog pessoal:Voltas em Torno do Umbigo.