quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Em meio a seca, Etiópia faz apelo por ajuda internacional

O governo da Etiópia apelou nesta quinta-feira por uma ajuda emergencial da comunidade internacional para alimentar 6,2 milhões de seus habitantes.

O pedido foi feito durante uma reunião com doadores para discutir o impacto de uma seca prolongada que vem afetando partes do leste da África.

Segundo o ministro da Agricultura da Etiópia, o país precisa de US$ 121 milhões.

O pedido é feito 25 anos depois de o país ganhar a atenção de todo o mundo por conta das imagens da fome que matou 1 milhão de etíopes nos anos 1980.

O Programa Mundial de Alimentação da ONU diz enfrentar uma escassez de recursos de mais de US$ 85 milhões para o envio de alimentos para a Etiópia até o fim do ano.

Continua na BBC Brasil.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Uma curiosidade da notícia:

"As terras para a agricultura na Etiópia pertencem ao Estado e não podem ser vendidas, então as terras são passadas de geração para geração, divididas e sub-divididas diversas vezes.

Muitas dessas terras são tão pequenas, e o solo tão superutilizado, que elas não conseguem produzir o suficiente para alimentar as famílias que as cultivam, mesmo quando chove o suficiente.

O governo etíope se recusa a permitir que as terras sejam vendidas para evitar um fluxo de agricultores para as cidades.

Hoje, apenas cerca de 17% dos 80 milhões de etíopes vivem em áreas urbanas."

REDE Os Verdes disse...

Importante os dados acima, e aqui na Terra Onde tudo planta e tudo dá, temos uns 50 milhões de miseráveis, na condição melhor que os etiopes, e nosso "Rico" país, que não acabou com a FOME no Brasil gasta 24 BILHÕES em material bélico, empresta 10 BILHÕES ao FMI, tem reservado uns 20 BILHÕES para a Copa do Mundo e mais uns 40, 50 BILHÕES para a Olimpiada, e destinou merrecas de milhões para melhorar o atendimento em saúde e transplante no país. Assim que o nosso continente, como um todo estiverem na mão de gente que usa o dinheiro desta forma, e alterando a constituição para se perpetuarem no poder (alguém imaginava que essa era a democracia), entenderemos por que somos a 5ª economia no mundo e vivemos na 74ª casa em qualidade de vida e distribuição de renda. Assim não dá, diria o FHC. Lamentável tudo isso!

zejustino disse...

Os tais "Verdes dos Tapes" vão continuar verdes se continuarem com essa comparação chinfrim e, pior ainda, com citação de um entreguista e serviçal do império para enfeitar seu discurso.

Lamentável, digo eu, a deformação mental, digo, a distorção argumental de certos indivíduos na vã tentativa de rebaixar as conquistas que o país obteve desde 2003 com um governo e governante realmente dedicado aos interesses do povo brasileiro.

Os tais "Verdes" devem ser aqueles acostumados à ficar de quatro para o império porque, citando o imprestável e invejoso ex-presidente, defende por tabela sua tentativa frustrada de entregar a base aerospacial no Maranhão, a desmoralização das Forças Armadas com a sugestão da criação de uma Guarda Nacional (voltada apenas para a repressão popular e, assim, atendendo os interesses dos defensores do pensamento único). Os "verdes" fazem um falso discurso pacifista pensando (???) talvez enganar algum recém-nascido ou, quem sabe, um provável leitor de PRIMEIRA LEITURA que apareça aqui no blog.

Comparar a Etiópia com o Brasil! Só me faltava mais essa manifestação abestalhada.