domingo, 18 de outubro de 2009

O eixo Veja-Folha e o caso Lina

Não há limites para esse eixo Veja-Folha que se formou anos atrás e prossegue impávido, mesmo depois do desmoronamento da credibilidade da revista (clique aqui para ler a íntegra das matérias).

Esta semana, Veja apresenta um furo estrambólico: diz que Lina Vieira, a ex-Secretária da Receita Federal, finalmente (dois meses após o escândalo em torno da suporta reunião reservada com Dilma Rousseff) abriu sua mala e, ó surpresa!, encontrou a agenda perdida, onde estava escrito à mão a data da sua reunião com a Ministra Dilma Rousseff.

Continua no blog do Luís Nassif.

14 comentários:

José Elesbán disse...

Vai um requentadão aí?

José Elesbán disse...

Mais sobre este assunto aqui.

Lúcia M. do Amaral Vendramini disse...

Leiam direitinho a Veja. Na matéria já se fala que ela tinha uma viagem agendada (pode-se conferir) que foi adiada para que atendesse a ministra Dilma. A viagem já estava marcada ANTES DELA SABER O QUE DILMA QUERIA. Mas por que acreditam tanto em Dilma? Não há um ditado que diz quem mente uma vez mente sempre? Vocês viram como ela turbinou seu curriculo? Esse estava veiculado, antes da revista Piauí descobrir a farsa, no site da casa civil, por isso não dá pra dizer que ela não sabia. Dilma não irá ganhar as eleições, acreditem no que digo. Tem muita coisa em sua biografia que parece não ser tão digna assim.

José Elesbán disse...

É possível que Dilma tenha mentido ao, como dizes, turbinar o seu currículo. Mas disto não é possível inferir de que uma pessoa que mentiu uma vez mente sempre, como diz o ditado. Dilma já disse diante do senador Agripino Maia do PFL que mentiu para poupar a vida de companheiros, o que eu acho bastante justificável.

José Elesbán disse...

Aqui poderíamos ter o caso da palavra de uma pessoa contra a outra. Se ficasse comprovado que Dilma é mais mentirosa que Lina, poderíamos ficar com a palavra desta, em lugar daquela.

José Elesbán disse...

Contudo, o que temos aqui é o seguinte: Na primeira "denúncia", da Sra. Lina, ela disse que teve uma reunião com a ministra Dilma, onde Lina alega que Dilma pediu que Lina agilizasse um investigação sobre o empresário Fernando Sarney, gestor das empresas da família Sarney, do notório Senador e ex-presidente.
Um pedido para agilizar um levantamento fiscal não é um pedido para não fazer este levantamento. Então, a princípio, não crime algum.

José Elesbán disse...

Além disso, a sra. Lina não fez a denúncia da eventual prevaricação (se ela tivesse entendido que o tal pedido da ministra era para aliviar as organizações Sarney), enquanto estava no cargo, nem mesmo logo após deixá-lo, mas bem depois, a ponto do ex-secretário da Receita no governo FHC, Everardo Maciel, dizer que a tal denúncia era um factóide.

José Elesbán disse...

Depois, em depoimento no Congresso Nacional, confrontada pelo senador Aloisio Mercadante, sobre uma reunião no dia 9 de outubro (que estava marcada na agenda do Palácio do Planalto), negou reunião naquela data.

José Elesbán disse...

Agora, mais alguns meses depois, a sra. Lina "encontra" sua agenda, e informa que havia se reunido com a ministra Dilma, bingo, no dia 9 de outubro que negara perante o Congresso.

José Elesbán disse...

E aí temos os veículos, o eixo Veja-Folha do título.
Se a ministra Dilma mentiu ao turbinar o currículo, ou para proteger companheiros da resistência à ditadura, a Folha de São Paulo falsificou uma ficha do DOPS da então cidadã na clandestinidade, e inventou uma participação dela em um plano para sequestrar o então ministro da Fazenda da ditadura, o dr. Delfim Netto. Plano este do qual ela não fez parte.
O mesmo jornal chamou nossa ditadura militar de "ditabranda".

José Elesbán disse...

E a Veja é isso aí do Dossiê produzido pelo jornalista Luis Nassif. Este dossiê dá uma boa idéia da atual fase da revista.
Mas dá para lembrar que a revista inventou a conta secreta do presidente Lula e de outras altas autoridades da república na Suiça. A conta de Lula tinha a quantia estarrecedora de USD 32.000! Só para lembrar, a declaração patrimonial do presidente feita à Receita Federal é de mais de 30 vezes isto.
Eu consigo me lembrar ainda dos dólares bêbados de Cuba para a campanha presidencial de Lula (Bêbados porque vindos embalados em uma caixa de whisky, segundo a revista).
E a revista tem a coluna do parajornalista Diego Mainardi(parajornalista como o chama Luis Nassif), cujo objetivo disse ele mesmo, era depor Lula.
Não dá para esperar notícia desta gente.
De lá vem opinião e panfletarismo político travestido de notícia.

José Elesbán disse...

Nós aqui do Blogoleone temos algumas restrições e muitas simpatias com relação ao governo Lula.
Mas nunca escondemos isto aqui, nem tentamos dizer que éramos neutros, seja lá o que isso queira significar.

zejustino disse...

Prefiro infinitas vezes as "mentiras" da ministra Dilma do que as "verdades" da sujíssima da Abril.

zejustino disse...

Ah! E tem mais:

DILMA 2010.