sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rede de informantes seria entrada de jovens no conflito armado

Adital -
Ao que tudo indica, o conflito armado na Colômbia terá novos atores: os jovens estudantes. Como se não bastassem crianças recrutadas para fins militares, agora, serão os estudantes o objetivo militar dos grupos armados. Isso é o que denuncia o "Tribunal Internacional sobre a Infância afetada pela Guerra e pela Pobreza" da Missão Diplomatique Internationale Humanitaire Rwanda 1994.
(...)
Manifestação

Contrários ao uso de estudantes e jovens como informantes do conflito armado, associações estudantis realizam, hoje (29), uma manifestação em Bogotá, na Colômbia. O objetivo da mobilização é denunciar e repudiar a proposta de utilizar estudantes como informantes do Estado, anunciada na última quarta-feira (27) pelo presidente colombiano Álvaro Uribe.

A ideia do mandatário é reunir cerca de 1.000 estudantes - que receberiam US$ 50 por mês - para fornecer informações que sirvam de guia para a captura de grupos irregulares. Para Uribe, a justificativa de tal rede é para ajudar na redução da violência na Colômbia. No entanto, segundo os manifestantes, tal proposta servirá apenas para vincular os jovens ao conflito armado, sem tomar conhecimento das verdadeiras problemáticas sociais do país.


Vejam mais em ADITAL

Nenhum comentário: