quarta-feira, 31 de março de 2010

Prêmio Nobel de Física repudia campanha anticubana

●Destacados poetas da América Latina e do Caribe aderem ao chamamento Em defesa de Cuba. Repercussão na Espanha

Pedro de la Hoz

O cientista russo Zhores Alfiorov, Prêmio Nobel de Física 2000, repudiou a mais recente campanha anticubana orquestrada pela direita internacional e exigiu respeito para as decisões soberanas do governo da Ilha caribenha.

Seu pronunciamento teve lugar em Moscou, durante um encontro efetuado na Duma (Parlamento) estatal, onde foi revista a cooperação científica entre Cuba e Rússia.

Vejam mais em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

6 comentários:

Cé S. disse...

Acho lamentável. Presos políticos são ruins em qualquer lugar, seja na China que financia a dívida dos EUA, seja em Cuba. Cabe defender os direitos das pessoas em geral, não escolher e defender um caso de prisão política.

zejustino disse...

Quem está defendendo um a prisão política de alguém? E quem é o prisioneiro?

Cé S. disse...

Olá Zejustino,

acho difícil de engolir que a Anistia Internacional seja apenas uma marionete da "direita internacional". Creio que é uma instituição séria, e focada no que importa: os direitos das pessoas, não importando sua nacionalidade, gênero, credo ou etnia. Bem, a Anistia está na tal "campanha anticubana", isto é, esta pedindo que Cuba liberte os prisioneiros de consciência. Acho que devemos pedir o mesmo, em Cuba e em todos os lugares, não cabendo "soberania" como desculpa.

José Elesbán disse...

Cuba deu dois tiros no pé. Uma, deixou um prisioneiro (que eu considero prisioneiro político, mas isso não vem ao caso, se fosse prisioneiro comum daria no mesmo) se imolar em greve de fome. Greve de fome é um instrumento que usa quem tem ideais, não chega a ser para qualquer um. Depois, quando o camarada morreu, entrou numa campanha de difamação, dizendo que o cara era um delinquente comum, um "lúmpen" (aí é como diz o Lungaretti, "mas depois de 50 anos de revolução ainda há 'lumpen' em Cuba, como?"), e que fez greve de fome porque queria tevê de plasma, frigobar e ar condicionado na cela. Provavelmente será o primeiro prisioneiro em greve de fome por tais ideais...

José Elesbán disse...

Agora está este Osvaldo Farinas, também em greve de fome, emaciado. Dizem que o governo espanhol ofereceu asilo. Dizem que ele não quis, que parará a greve quando derem asilo para os 26 presos que ele alega estarem com a saúde debilitada. Aí é ver ser o governo espanhol oferecerá o asilo, e se o governo cubano os deixará partir.
A conferir o desfecho.

zejustino disse...

Quem chamou o Zapata de "lumpen", foi alguem do governo cubano ou foi o Lungaretti?

A quem devo acreditar quando se refere a "preso de consciência"? Aos meios cubanos e outros de esquerda ou aqueles alinhados aos interesses ianques?

A quem devo acreditar: às informações de varios representantes da sociedade cubana oprimida há 50 anos ou às informações vindas de varios meios COMPROVADAMENTE asseclas da sociedade mais suja (e a que mais suja o planeta) da História e que usa e abusa de sua hipocrisia asquerosa para julgar quem aplica ou não os Direitos Humanos no mundo.

Devo acreditar numa sociedade e num sistema de governo que estão sempre prontos para ajudar outras sociedades em dificuldade ou na outra que tem como princípio o "business as usual", a pirataria descarada e a hipocrisia nojenta que expele todos os dias nas agencias de informações alinhadas?

O Zapata não se alimentou por que não quis. A própria familia dêle depôs a respeito disso. O tal Farinas participa do grupo que recebe recursos dos contra-revolucionarios e da máfia de Miami. Aqui mesmo no blog, e em outros meios, foram divulgadas fotos da turma dele participando de uma manifestação com terroristas assassinos em Miami protegidos pela CIA.

Não se trata de defender a prisão política de ninguém. Trata-se de não fazer o jôgo do império utilizando informações que êle difunde por aí. Até hoje vemos alguns idiotas aparecerem em blogs para chamar o governo cubano de "ditadura sanguinária" e ainda acusa-lo de torturar presos politicos. Quem realmente tortura e assassina presos politicos e de consciência?

A "ditadura sanguinária" manda centenas de médicos para o Haiti enquanto o "mundo livre" manda milhares de macacos e gorilas para intimidar e se apossar de vez da região. Quem merece crédito?