quinta-feira, 1 de abril de 2010

Depoimento de um brasileiro que viveu três anos em Cuba.

Eu gostaria de me expressar um pouco aqui sobre os comentários desta recém famosa blogueira cubana (Yioani Sánchez). Eu sou saxofonista, morei três anos na ilha, sem visitar o Brasil neste período, estudei música no ISA (Instituto Superior de Arte de Havana), antigo clube de campo dos turistas norte-americanos antes de 1959.

[...]

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que considero o conteúdo do blog desta cubana uma piada pra quem já viveu em Cuba. Ela criticou a educação em Cuba? O sistema de saúde cubano? A violência na ilha? Não minha gente, não, isso só pode ser piada. Voltei há sete meses de Havana e ontem estava em um consultório médico quando resolvi folhear a droga da revista da manipuladora VEJA e lá estava a blogueira. Escreveu que foi agredida numa manifestação contra a violência.

Manifestação contra a violência em Cuba? Nossa meus amigos, sinto muito, eu vivi três anos na ilha, sou músico, portanto, frequentava muito os bares nas noitadas de Havana [...]
Leia o depoimento no blog do Zepovo.

5 comentários:

ZEPOVO disse...

Obrigado pelo link, lembrando que a fonte é o PCB
www.pcb.org.br/portal/

José Elesbán disse...

Pois é. Mais um depoimento de um simpatizante. Não que isso em si seja um demérito. Apenas aquela coisa, supervaloriza o bom, e subvaloriza, ou esquece, o ruim.
Mas , enfim...

Jean Scharlau disse...

Zepovo, nós é que agradecemos.

Zealfredo, as pessoas que não simpatizam com um país estrangeiro não vão até lá para viver e estudar, menos ainda por três anos. Então, acho que os depoimentos mais confiáveis sobre Cuba, ou qualquer outro país, tendem a ser os dos simpatizantes, que tenham tido estas características (de morar e estudar, ou trabalhar no local).

José Elesbán disse...

Mais um depoimento de um simpatizante. Não que isso em si seja um demérito. Apenas aquela coisa, supervaloriza o bom, e subvaloriza, ou esquece, o ruim.

José Elesbán disse...

Mais uma coisa: Uma blogueira incomoda muita gente, não?
Ele poderia tranquilamente dar o depoimento sobre as coisas boas de Cuba, sem citá-la, mas fez questão de.
Ele tem direito à opinião dele. Ele viveu 3 anos na Ilha.
Tudo bem. Yoaní vive lá há mais de 30 anos. É uma autêntica filha da Revolução. Acho que ela tem direito a reclamar se quando estraga o motor da geladeira, ou ela espera meses pelo conserto na oficina do bairro, ou consegue mais rápido, se der um PF pro(a) atendente. Independente de todos os benefícios que a Revolução tenha trazido à população da Ilha.