sábado, 14 de maio de 2011

Chilenos denunciam truculência policial em protestos contra hidroelétrica na Patagônia

Milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades chilenas para protestar contra a aprovação, nesta segunda-feira (09/05), de um mega projeto hidroelétrico, pela Comissão de Avaliação Ambiental da região de Aysen, no sul do país. Cerca de 60 pessoas foram presas em Santiago, entre elas um deputado e a diretora de uma organização ambiental.

As manifestações foram convocadas através das redes sociais, após a confirmação de que a construção de cinco represas do projeto Hidroaysen na Patagônia, foi aprovada por 11 votos a favor e um contra. Os protestos transcorreram pacificamente durante as primeiras horas, mas, em algumas cidades, terminaram com confrontos entre manifestantes e a polícia chilena (carabineros).

Sara Larraín, diretora da organização ambiental Chile Sustentable, denunciou uma conduta “abusiva” dos carabineros durante os protestos. “Esta é a política de [Rodrigo] Hinzpeter, [ministro de Interior e Segurança Pública do Chile], do presidente [Sebastián] Piñera, diante de manifestações ambientais pacíficas”, afirmou à imprensa local, enquanto era transportada, algemada ao lado de sua filha, em um ônibus policial. 

Continue lendo no Opera Mundi (com fotos e vídeos).

Um comentário:

José Elesbán disse...

Violência policial no Chile.