terça-feira, 23 de outubro de 2007

O triunfo da aparência

Americanos acertaram o resultado de eleição julgando apenas quem 'parecia' competente.
Pesquisa mostra que escolha do candidato pode ser feita em uma fração de segundos.

A escolha de um candidato em uma eleição pode ser baseada apenas na aparência, de acordo com um estudo americano publicado na segunda-feira (22) pela revista americana “PNAS”, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Os cientistas mostraram imagens de candidatos a governador nos EUA para grupos de pessoas que nunca os tinham visto antes e perguntaram a elas qual parecia ser o mais competente apenas com um bater de olhos. Na maioria dos casos, o candidato escolhido foi aquele que, no final, venceu as eleições.
(...) O estudo mostra que, não importa o que dizem, as pessoas julgam, sim, as outras baseadas na aparência, mesmo inconscientemente. E revela que uma avaliação tão precipitada pode decidir o resultado de uma eleição. “Os eleitores não são tão racionais”, diz o psicólogo Alexander Todorov. “Talvez precisemos considerar isso ao eleger nossos políticos”, afirma.
De acordo com o psicólogo, é difícil prever se e como isso acontece em uma eleição real. “Obviamente, muitas pessoas votam de acordo com seus valores, mas muitas não têm informações sobre as decisões políticas dos candidatos. Precisamos de mais estudos para descobrir isso”, afirma. A matéria completa qui no G1.

Nenhum comentário: