segunda-feira, 8 de junho de 2009

O boom do blog da Petrobrás

Eu estou acompanhado em detalhes a movimentação há 72 horas. Eu lhe digo: blogo há cinco anos e nunca vi nada igual. No Twitter, o @blogpetrobras acumulou miilhares de citações em umas poucas horas. O blog propriamente dito, em 12 horas, sem link de nenhum portal, recebeu 25.000 visitas (às 5 da manhã, eles estavam em 62.000; agora, em 87.000).

Uma rápida busca do Google Blog Search mostra uma proliferação de links absolutamente inaudita. As reações da grande mídia, inventando jabuticabas como a “pergunta em off” — que você desconstruiu muito bem — caem no ridículo até mesmo para pessoas muito simples.

De novo, o porteiro do meu prédio comentou: “uai, o jornalão quer segredo agora”? Uma leitora do Biscoito (a Aline, do excelente blog “Até aqui tudo bem”) notou o insólito fato de que um blog chapa-branca (um blog que se assume como chapa-branca, ou seja, a voz de uma empresa) tenha sido defendido e celebrado por uma legião de internautas independentes, e tenha mais credibilidade que os veículos da mídia.

O texto é de o Biscoito Fino e a Massa. Foi visto no Luís Nassif, lincado aqui.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Este linque do Luís Nassif contém reclamação da ANJ dizendo que, ao divulgar as perguntas encaminhadas em seu blog, a Petrobrás quebra "termos de confidencialidade" entre a empresa e os veículos de comunicação.
E de morrer de rir. Os homens perderam a noção.
Falta eles invocarem a Sociedade Interaericana de Imprensa, e os Repórteres sem Fronteiras, para dizer que, ao divulgar perguntas, a Petrobrás "restringe a liberdade de informação".

zejustino disse...

Escrevi uma notinha no tal do falso blog da Petrobrás criticando a canalhice deles. Aliás, há varios comentários alí criticando-os.

A direita latino-americana, em particular a do Brasil, e seus papagaios na mídia e no Congresso estão mesmo desesperados. Só a da Europa está fazendo festa com o desencanto de sua classe média com o Capitalismo.

A vitória da direita em algumas regiões da Europa é a demonstração de que não é só aqui no Brasil que certos políticos, ou certa política, confia na falta de memória dos eleitores. Lá, a demência é maior porque sofreram duas grandes guerras, estimulados pela intolerância (aquela que choca ovos de serpente) tendo o Capitalismo e suas crises como pano de fundo, e parece que não incorporaram os ensinamentos aprendidos com as tragédias.

Claudinha disse...

Ao que parece, o imperialismo europeu fala mais alto. Império Romano, grandes navegações, colonialismo. Essa "marca", ao que parece, não se apaga e não será duas guerras que farão europeus tornarem-se menos arrogantes. Trsite sina, uma lástima!