sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O senador Joseph McCarthy, o cineasta Uribe e os sinais de fumaça de Macondo

O incrível desta história é que a "inteligência" colombiana se inteirou da existência do documentário "FARC-EP: A insurgência do século XXI"... pela internet!

Uribe em seu labirinto

Pobre povo de Macondo! Quando deixará de estar em solidão?

Todo mundo sabe que hoje existe um tema prioritario na Colômbia e na América Latina: as sete bases militres cedidas por Uribe ao Exército dos EEUU. Com elas os norteamericanos converterão a Colômbia numa cópia de Israel para a América Latina. Ponta de lança dos EEUU contra a Venezuela, as bases militares também apontam ao domínio estadunidense dos recursos naturais, a biodiversidade e a Amazônia, além de avançar na guerra contrainsurgente. Esse é "o tema". Tudo o mais é cortina de fumaça.

(...)

Nas relações internacionais, o governo de Uribe sofre um crescente isolamento, não somente por seus detratores explícitos da Venezuela, Equador, Cuba ou Nicarágua, mas inclusive por governos timidos e moderados cujos presidentes tomam distancia e não querem nem serem fotografados com êle. Uribe hoje padece um desprestigio generalizado como violador dos direitos humanos e aparece envolto em suspeitas crescentes por seus prolongados vinculos com paramilitares e narcotraficantes.

Com esse panorama tão pouco alentador, Uribe sai desaforado e transtornado (como é seu estilo) a contestar... uma película documental!

E não somente se aborrece com a película. Pretende algo mais. Ajudado por... seu ministro da cultura? Não! por seu ministro da defesa..., se propõe a perseguir a qualquer cineasta do mundo que se anime a projeta-la. Terrível delito! Projetar um documentário! (Adolfo Hitler, tomando cerveja alemã e piscando um ôlho, manda uma saudação do além).

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG



2 comentários:

José Elesbán disse...

Confira aqui um trecho do vídeo.

E aqui um vídeo sobre a exibição em Buenos Aires...

José Elesbán disse...

Nãqo que eu esteja 100% a favor das FARC, mas um documentário é um documentário...