sábado, 9 de janeiro de 2010

Venezuela manda interceptar avião dos EUA em seu espaço aéreo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que mandou interceptar nesta sexta-feira um avião de guerra dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo de seu país.

O mandatário afirmou que a aeronave P-3, procedente de Curaçao, entrou no espaço aéreo da Venezuela duas vezes.

"Estão lançando uma provocação (...) são aviões de guerra", disse Chávez em uma reunião com seus ministros.

Notícia da Reuters, no UOL Notícias.

4 comentários:

José Elesbán disse...

No mínimo os Estados Unidos vão informar que o piloto invadiu o espaço aéreo venezuelano DUAS VEZES por engano ou erro de navegação...

José Elesbán disse...

Não foi um avião destes que foi interceptado na China durante o governo Bush Jr. anos atrás?

José Elesbán disse...

E aqui uma versão mais completa da notícia na Folha Online.

zejustino disse...

Os ianques vão dizer que foi o espaço aéreo venezuelano que estava no caminho do avião deles. Afinal, os criadores de bombas "inteligentes" e autores de bombardeios "cirurgicos" nunca errariam. Logo, quem está errado é o espaço aéreo venezuelano.

Qual seria a próxima provocação? O "assassinato" de algum turista ianque em Caracas? Com a desculpa de proteger a vida de cidadãos ianques as tropas da "liberdade" invadiriam a Venezuela com ajuda dos serviçais colombianos. Passado um certo tempo e uma sucessão de massacres de camponeses e sindicalistas venezuelanos, os ianques montariam mais algumas bases no território conquistado. A desculpa agora seria a de proteger, digo, reprimir o avanço das plantações de coca. Até vejo as fuças dos serviçais brasileiros na mídia esgôto daqui tecendo elogios aos "pacificadores".

A fórmula da provocação é sempre a mesma desde o século XIX. Mudam apenas as fuças dos agentes e a parafernália tecnológica de guerra envolvida. Até a cooptação de serviçais midiáticos ainda continua sendo aquela que envolve o vil metal e passeios "educativos" na pátria dos genocidas.