domingo, 24 de abril de 2011

Espancado até à morte o personagem cómico mais famoso do Iraque

Símbolo nacional pela sua sátira e pela crítica à situação política
22 de Abril de 2011
Fares al-Sharifi
Fonte: iraqsolidaridad.org

Yusef Radi, aliás Abu Inaam, foi assassinado na cidade iraquiana de Nasiriya há alguns dias. Abu Inaam era o personagem mais conhecido no mundo humorístico iraquiano do Facebook pela subtileza da sua crítica à política e aos governantes, que não largava a cabeça dos fantoches. Segundo relataram os seus familiares, Yusef Radi foi espancado até à morte por um jovem. Su hija declaró a Al Hayat: “ Nunca na sua vida havia feito mal a alguém. Aconteceu tudo de repente: um jovem aproximou-se e espancou-o até à morte. Não nos calaremos, vamos exigir justiça para que o criminoso pague pelo que fez”.
Abu Inaam era um dos personagens cómicos mais famosos do Iraque. Os jovens que protestam nas ruas e nas praças iraquianas nas manifestações das sextas-feiras aproveitam como slogans algumas das suas sátiras.
Abu Inaam ganhou fama através da sua crítica popular à situação política e aos governates. Transformou-se num símbolo popular de tal dimensão que criaram desenhos animados inspirados na sua pessoa, bem como várias páginas no Facebook. No Youtube existem vários vídeos seus.
A forma como foi assassinado levanta várias interrogações. Alguns amigos seus acusam certos sectores —sem os nomearem— de terem participado no assassinato. Asseguram que o objetivo do crime foi desfazerem-se duma pessoa que poderia usar da seu prestígio para lhes fazer frente politicamente.
Abdelbuni al-Zeidi, dramaturgo iraquiano, comentou no diário Al Hayat que Abu Inaamera um homem complexo que levantava muitas questões, uma personagem forjada na base de pequenos vídeos postos no YouTube que mostram um talento para a sátira e que é fruto, em parte, da influência exterior e, por outro lado, pela pressão vivida na actual situação; uma pessoa da rua que reage a essa situação na base do humor negro
.

Vejam em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Nenhum comentário: