sexta-feira, 14 de março de 2008

Reuters: Cuba pode liberar venda de eletrodomésticos

Cuba disse na sexta-feira que pode liberar a venda varejista de eletrodomésticos e o acesso a hotéis para estrangeiros, mas frustrou quem esperava uma reavaliação do peso cubano.

O Granma, jornal do Partido Comunista, disse que não é possível eliminar da noite para o dia a circulação da moeda dupla: os pesos cubanos, com os quais o Estado paga aos trabalhadores, e o peso conversível, 24 vezes mais forte, com os quais vende os produtos importados.

O editorial chega 24 horas depois que a Reuters divulgou um memorando oficial que libera a venda no varejo de produtos importados como computadores, aparelhos de DVD e fornos de microondas. É a primeira medida do novo presidente, Raúl Castro, contra o "excesso de proibições" que assola os cubanos.

"Encarar o estabelecimento de algumas medidas relacionadas com as chamadas 'proibições' como, por exemplo, o acesso ao turismo e a venda de equipamentos, é uma coisa. O assunto da moeda dupla é outra", disse o editorial assinado por Lázaro Barredo, o diretor do Granma.

A proibição de hospedar-se em hotéis reservados para turistas estrangeiros é uma queixa frequente dos cubanos.

O Granma explica que essa medida foi feita contra os "opositores" na década de 1990, para evitar desigualdades na sociedade socialista da ilha.

O texto completo na Reuters.


Nenhum comentário: