quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Intelectuais de 30 países exigem o fim do bloqueio a Cuba

• HAVANA (AIN) — Mais de mil intelectuais da América Latina, Estados Unidos, Europa e África, assinaram em menos de 24 horas o chamamento de solidariedade e exigência do fim do bloqueio norte-americano a Cuba, divulgado por seus colegas cubanos.

A mensagem que circula na internet destaca que Cuba foi assolada dramaticamente por dois poderosos furacões e o povo reclama o fim imediato do oprobrioso bloqueio que, por quase 50 anos, tem sido um cerco imposto pelas sucessivas administrações dos Estados Unidos.

O chamamento de um importante grupo de intelectuais e artistas de Cuba ao mundo converteu-se num site, que se pode acessar através de www.concubahoy.cult.cu e ao qual podem aderir as pessoas interessadas no mundo.

Artistas do Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Itália, França, Grécia, Austrália, Reino Unido, África do Sul, e outros países, até chegar a 30, aderiram ao apelo, entre os quais sobressaem filósofos, atores, romancistas, jornalistas e juristas.

Apelamos à sensibilidade dos intelectuais do mundo a fim de que exijam o fim imediato do criminoso bloqueio norte-americano e promovam ações de solidariedade e ajuda a Cuba, expressa o chamamento.

A respeito desse documento, a destacada dançarina internacional, Alicia Alonso, diretora do Ballet Nacional de Cuba, disse que é um direito humano a exigência da Ilha e não uma esmola. •


Conforme o Granma

Nenhum comentário: