terça-feira, 16 de setembro de 2008

Juiz: "Não há Estado policial. Vivemos impunidade"


O juiz federal Sérgio Fernando Moro, da vara especializada no combate à lavagem de dinheiro, em Curitiba, integra o coro dos que questionam a existência de um "Estado policial" no Brasil (tese fermentada após as prisões de Daniel Dantas, do especulador Naji Nahas e do ex-prefeito Celso Pitta). Para ele, a Operação Satiagraha foi a "gota d'água" no processo de intimidação dos juízes brasileiros.

- Nós ainda somos o país da impunidade mais do que qualquer outra coisa. Nesse contexto de grande impunidade, especialmente em relação à criminalidade grave e ao crime complexo, organizado, de colarinho branco, me parece assim sem base empírica afirmações no sentido de que vivemos num Estado policialesco - diz Moro, em entrevista a Terra Magazine.

Texto completo no Terra Magazine.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como cidadão e advogado, é triste saber dessa sujeira e, pior, ver que aqueles que por função tem o julgamento de ilícitos, se vejam, não por vontade, de mãos atadas frente a uma oligarquia corrupta

Talamini disse...

Concordo em gênero, número e grau. O quê vivemos é um ESTADO DE IMPUNIDADE, onde Juízes,sentados atrás de uma mesa numa sala com ar-condicionado, se acovardam diarimente frente aos "bandidos de colarinho branco", enquanto policiais cumprem sua missão nas ruas combatendo o crime organizado e a lavagem de dinheiro.

Anônimo disse...

O que existe é uma policia ineficiente que nao conclui inquérito que usa provas duvidosas que sao derrubadas por advogados. O Brasil vive uma epoca de mao de obra desqualificada, onde todos querem mesmo é um bom salario no final do mês, porque o Estado nao prove nada aos cidadaos.

Se existe um cidadao justo neste país desde o nascimento que atire a primeira pedra.

Anônimo disse...

Impunidade existe até mesmo nas barbas da justiça, como ocorre na administração judicial, que deveria recuperar empresas, mas serve para inescrupulosos se locupletarem do que restou...