terça-feira, 16 de setembro de 2008

Polícia brasileira tem "carta-branca para matar", segundo a ONU

A polícia brasileira é responsável por uma parte considerável dos 48.000 homicídios registrados todos os anos no país e se beneficia de uma "carta-branca para matar", denunciou nesta segunda-feira Philip Alston, o relator especial da ONU para execuções sumárias.

"No Rio de Janeiro, os agentes da polícia matam três pessoas por dia e são responsáveis por mais de 18% de todas as mortes", afirmou Alston.

Continue lendo no UOL Notícias.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Policia brasileira tem licença para defender os cidadãos de bem que vivem acossados pelos bandidos. Esses mesmos bandidos protegidos pela mídia, pela ONU e outras tantas entidades de "direitos humanos". Quisera eu que a Polícia fosse responsável por 100% das mortes de bandidos e não apenas 18%.
Estes burocratas da ONU, defensores de bandidos, nunca tiveram suas casas assaltadas, filhas estupradas e um revólver na cabeça em troca de um tênis, relógio, celular etc. Assim fica fácil falar mal da polícia e de policiais que arriscam a vida todos os dias, horas e minutos para defender a sociedade.
Mário Sérgio

José Elesbán disse...

Caro Mário Sérgio,
A lei brasileira não prevê pena capital. Assim, nem a polícia tem permissão extra-judicial para executar bandidos.
O problema se dá quando:
1) a polícia mata inocentes em "fogo cruzado". Ela não deveria;
2) agentes da polícia se arrolam o direito de decidir quem é bandido, sem direito a julgamento como determina a lei brasileira. Muitas vezes matam inocentes e lhes colocam armas na mão para caracterizar "resistência à prisão".
Ambas as coisas precisam acabar. Polícia não deve matar, deve prender, se for o caso.