quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Argentina e Uruguai travam "batalha ecológica" em tribunal internacional

A guerra ecológica travada pela Argentina e pelo Uruguai desde 2006 prossegue diante da Corte Internacional de Justiça (CIJ) em Haia, na Holanda, desde segunda-feira (14).

A poluição do Rio de la Plata é o centro da batalha jurídica disputada pelos dois Estados vizinhos. A Argentina critica o Uruguai por ter avalizado em 2003 e 2004, sem tê-la informado ou consultado, a construção de duas usinas de celulose nas margens do rio que separa os dois países, violando um tratado assinado em 1975.

Apesar de uma queixa registrada em maio de 2006 diante da Corte Internacional de Justiça - uma jurisdição das Nações Unidas encarregada de resolver desacordos entre Estados - , uma primeira usina da fabricante finlandesa de papel Botnia abriu suas portas no dia 9 de novembro de 2007, na cidade portuária de Fray Bentos. A Argentina, que havia pedido à Corte que tomasse medidas de emergência e interrompesse a construção das subestruturas antes de anunciar sua decisão sobre a questão, teve sua petição indeferida.

Confira o texto completo, do Le Monde, no UOL Notícias.

Nenhum comentário: