sexta-feira, 5 de outubro de 2007

FHC no Hard Talk da BBC

BBC - Então o sr. acha que o presidente deve demonstrar uma liderança clara na questão da corrupção?

FHC - Creio que sim.

BBC - Nesse caso, o sr. demonstrou essa liderança clara? O sr. ocupou a presidência por dois mandatos...que tipo de liderança o sr. demonstrou?

FHC - Bom, não existe nenhum caso no meu governo de alguém que tenha sido indiciado ou algo parecido que tenha sido protegido por mim.

BBC - Isso nos leva à essência da minha questão, se me permite, pois pelo que sei o sr. nomeou para o cargo de procurador-geral o senhor Geraldo Brindeiro, que permaneceu no cargo durante anos e, segundo a imprensa brasileira, recebeu mais de 600 processos criminais contra funcionários do governo, tendo arquivado a grande maioria, o que acabou lhe valendo o apelido de "Engavetador Geral". E o sr. está tentando me dizer que isso siginifica que não houve nada de errado enquanto esteve no poder, ou que ele simplesmente resolveu "sentar" sobre as alegações?

FHC - Deixe-me dizer a você com bastante clareza. No Brasil, o procurador é totalmente independente do poder Executivo. Absolutamente independente.

BBC - Mas ele foi nomeado pelo sr.

FHC - Sim, mas ele era totalmente independente. Ele fez seu próprio julgamento. Naquela época, vários procuradores eram fortemente influenciados pelos partidos políticos e em conseqüência eles tentavam levantar acusações contra esta ou aquela pessoa. E eu nunca interferi no processo. Nunca, em nenhum daqueles casos.

BBC - Mas o que parece é que ao mesmo tempo em que o sr. me diz que Lula tem de ser forte, deve demonstrar liderança, o sr. está me dizendo que durante os oito anos de seu governo nenhum deputado, senador, nenhum membro do governo foi indiciado porque a política era inteiramente limpa?

FHC - Você pode me dar o nome de alguém que tenha sido considerado culpado? Ninguém foi acusado.

BBC - Mas o fato de ninguém ter sido acusado formalmente talvez sugira que...

FHC - Nunca ninguém foi nem acusado pela imprensa, nenhum dos meus ministros. E caso alguém tivesse sido acusado minha reação seria simplesmente demiti-lo. Isso é o que estou lhe dizendo.

Este é apenas um trecho da entrevista prestada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao programa Hard Talk, da BBC. A transcrição integral está no sítio da BBC Brasil. Dica do Blog Entrelinhas.

2 comentários:

Omar disse...

Muito interessante. Merece divulgação.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fala bem inglês o FHC. Qual o mais corrupto o governo Lula ou FHC? É difícil fazer uma comparação. Mas na época do FHC havia o famoso promotor franciscano que andava de fusca e apontava corrupção em todos os cantos. Não levou nenhuma. Inclusive foi advertido pelos seus próprios colegas pelo exacerbado denuncismo. A mídia até pode ser - admito -mais complacente com FHC, mas nunca na história recente da república tantas pessoas, 40, tinham sido indiciadas por peculato, corrupção e formação de quadrilha. Se isso tivesse ocorrido na época do FHC o PT estaria até hoje gritando pelo impeachment.