quinta-feira, 6 de março de 2008

Falta uma perna; sobra coragem


Juliana Resende/BR Press

Primeiro foi Miss Sarajevo – a musa da pacificação pop dos Bálcãs, cantada por Bono e Pavarotti, celebrada por um concerto do U2 na então ainda fervilhante capital da Bósnia. Agora é a vez de Miss LandMine. É isso mesmo. Você entendeu certo:Miss Mina Terrestre, um concurso de beleza em Angola – o país com mais minas terrestres espalhadas por seu território – vai premiar com uma prótese de última geração a mulher mais bonita entre dez candidatas que foram mutiladas em explosões.

Antes de ser coroada por sua beleza, sorriso e estilo, a Miss Mina Terrestre será eleita por sua força de viver e sorrir frente a uma adversidade como esta, e pela sorte de ter sobrevivido. Minas terrestres geralmente são fatais – um clique e bum: vai-se desta para a "melhor". Para se ter uma idéia da violência e perversidade destas armas de guerra, há uma cena no filme Amor Sem Fronteiras (Beyond Borders, 2006), em que a personagem de Angelina Jolie morre despedaçada após pisar em uma mina na Chechênia.

Ação da ONU

O concurso está aberto e será realizado pela internet: os internautas poderão votar na candidata favorita pelo site do evento. Ali estão fotos das moças em poses interessantes para mulheres cujo destino é comovente e sempre em movimento, de preferência para frente. A vencedora do Miss Mina Terrestre será conhecida durante uma cerimônia de gala no dia 4 de abril, em Luanda, data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Conscientização e Ação contra as Minas.

O projeto, financiado pelo governo angolano e pela União Européia, foi idealizado pelo artista norueguês Morten Traavik. As candidatas participaram de uma sessão de fotos dirigida pelo artista em parceria com ONGs que trabalham com o auxílio para vítimas de minas terrestres.

70 mil mutilados

O evento é um alerta para o perigo das minas, além de promover o orgulho para as mulheres mutiladas, questionar os padrões de perfeição física e de beleza e a substituição do termo "vítima" para "sobrevivente". Mais de 70 mil angolanos já foram mutilados pelas explosões e mais de 2 milhões correm risco de sofrer acidentes em minas terrestres no país – que ainda tem entre 5 e 10 milhões de minas não detonadas, segundo estimativas.

As minas terrrestres em Angola são resultado de quase quatro décadas de guerra civil entre os grupos MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e o Unita (União Nacional para Independência Total de Angola). Mesmo após o fim da guerra civil, em 2002, 10% do território do país permanece contaminado com minas terrestres.

O site www.miss-landmine.org vale a visita.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Legal. Muito boa iniciativa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Também acho muito legal essa iniciativa. Um dos canais da Net, talvez o Multishow, vai fazer um concurso de Miss Presídio. Ou seja a presa mais bonita do Brasil.

Tarco Rosa disse...

Interessantíssimo o blog... Parabéns! Voltarei para outras visitas.