sexta-feira, 7 de março de 2008

THE NEW YORK TIMES: EMBAIXADOR ADJUNTO DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL SE REUNIU COM RAÚL REYES

O Embaixador Adjunto dos Estados Unidos no Brasil, Philip T. Chicola, também se reuniu com o "terrorista" Raúl Reyes, o dirigente das Farc assassinado no Equador pela Colômbia. A reveleção consta de dois parágrafos de um artigo publicado nesta quarta-feira (5/3) pelo diário The New York Times (NYT). O fato relatado pelo jornal aconteceu em 1998, durante a administração de Bill Clinton.

Segundo um documento do Departamento de Estado dos EUA, escrito pelo próprio Chicola em 1999 e desclassificado 2004, a reunião secreta aconteceu na Costa Rica e estava presente, além de Chicola e Reyes, Olga Marín, filha de Manuel Marulanda, o dirigente máximo da guerrilha colombiana. Segundo o documento citado pelo NYT, o objetivo da reunião era criar um canal de comunicação com as FARC durante situações de crise. Durante o ano de 1998 o guerrilheiro Raúl Reyes morava na Costa Rica e também se reuniu com o ex-presidente Rodrigo Carazo e com Óscar Arias, o atual presidente costariquenho..

Phil Chicola, como é conhecido, é Embaixador Adjunto no Brasil desde 2004. Cubano naturalizado norte-americano, ele ingressou no Departamento de Estado em 1979 e se especializou em assuntos da América Latina. É um especialista da administração norte-americana em dar suporte aos regimes autoritários da região. Esteve a Guatemala (1984-86) e El Salvador (1988 a 1993) apoiando as respectivas ditaduras. A partir 1998 se tornou Diretor do Escritório de Assuntos Andinos na Divisão de Assuntos do Hemisfério Ocidental, responsável pelo desenvolvimento do "Plano Colômbia". Seu currículo está a disposição no site da Embaixada dos estados Unidos no Brasil.

Visto no Prática Radical, que indicava a Periferia do Império.


Nenhum comentário: