quarta-feira, 5 de março de 2008

Uribe é o novo ídolo da ultra-direita

Os blogs direitosos estão em polvorosa nesta segunda-feira e realizam uma verdadeira blitz para defender a indefensável invasão da Colômbia ao território do Equador, que resultou no assassinato, pelas forças colombianas e em território equatoriano, de quase duas dezenas de integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Essa gente de direita é engraçada: defende a propriedade privada como um verdadeiro dogma, mas na hora em que o governo colombiano simplesmente desconsidera a noção de território e invade o Equador para chacinar os soldados das Farc, a turma acha normal, inventa qualquer desculpa para justificar a barbaridade.

A verdade é que o presidente Álvaro Uribe é hoje um peixe fora d'água na América Latina e vem fazendo a Colômbia passar por um papel ridículo, de único país do continente que continua subserviente aos Estados Unidos. Está na hora do povo colombiano dar também ele o seu grito de basta e mandar Uribe para casa – ele certamente voltaria para Boston ou qualquer outro lugar aprazível do país que afinal lhe paga as contas. Demora um pouco, as eleições são apenas em 2010, como as brasileiras, mas no fundo esta é a única maneira do conflito entre Equador, Venezuela e Colômbia ser solucionado a contento e de forma definitiva. Até lá, o ambiente certamente ficará bem tenso, especialmente dentro da Colômbia.

Texto do Blog Entrelinhas.

6 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uribe deve pedir desculpas a Correa que também deveria pedir desculpas a Uribe porque está permitindo e dando guarida às FARC que utiliza solo equatorenho como porto seguro. E as FARC mantém reféns nos acampamentos equatorianos como informa Clóvis Rossi na Folha de hoje com base em depoimento de sequestrado libertado recentemente.
O Exército colombiano invadir território do Equador é condenável, mas as Farc adotarem o mesmo comportamento é aceitável?
E o governo Uribe -- goste ou não -- foi eleito e reeleito pelo povo colombiano. É um governo legítimo. E foi eleito e reeleito exatamente porque tem tido uma postura rígida contra as FARC. É intolerável fazer luta armada contra um governo legítimo. Apoiar a luta armada contra governo legítimo, com faz Chávez e Correa, também é intolerável. Apoiar a causa das FARC é apoiar todas as violações aos direitos humanos praticados pelas FARC, mortes, sequestros, cumplicidade com o narco tráfico, agênciamento de adolescentes filhos de campesinos para suas causas, etc...

Anônimo disse...

Maia escreveu: ``Correa está permitindo e dando guarida às FARC que utiliza solo equatorenho como porto seguro.''

Por esse raciocínio Uribe está dando muito maior guarida às FARC e ao ELN, que utilizam e controlam pelo menos 40% do solo colombiano como porto seguro.

E o massacre de alvos adormecidos não pode ser aceito como reação a invasão de território. É crime muito mais grave do que apenas violar fronteiras.

O Governo Uribe é no mínimo tão criminoso quanto as FARC-EP. Nenhum deles passa numa avaliação de respeito a direitos humanos.

José Elesbán disse...

Maia,
Um acampamento com 20 guerriheiros, não é uma "invasão" do Equador, é um acampamento rústico e temporário, em fronteiras permeáveis, como o são estas na Amazônia.
A guerrilha existe há 40 anos, e existe como reação ao governo, que não é tão representativo como devria ser.
Além disso, parece que os guerriheiros estavam envolvidos em negociações paralibertação de reféns, e me parece certo que o presidente Uribe lançou o ataque justamente para melar as negociações.

Anônimo disse...

Já preparam a campanha para fazer um plebiscito que altere a constituição e permita ao Uribe ir para um terceiro mandato.
Ele vai semear o caos para aparecer como o único lider capaz de tocar a frente a política que estaria sendo vitoriosa de confrontação armada aos grupos armados ilegais, que é a forma com que classifica as Farc e ELN, apesar de agora ter substituido pelo rotulo de terrorista, pois entenderam creio, que dá mais ibope.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Ze Alfredo, Uribe está ganhando a guerra contra as FARC e por isso sua popularidade está em alta. As pesquisas de opinião pública na Colombia apoiaram o ato do presidente. Uribe sabia que Reyes estava ali naquele local. E era uma oportunidade - e talvez única - de enfraquecer de vez as FARC com a morte de um lider importante e sabendo, também, que com ele estava seus computadores. Na entrevista que Reyes fez com o jornalista do SBT, o guerrilheiro estava sempre ligado em seu notebook -- que foi apreendido. Uribe estava sendo pressionado a trocar 35 reféns por 500 guerrilheiros presos. Uribe não pode e nem deve soltar nenhum guerrilheiro, porque o que efetivamente o povo colombiano quer é paz. E soltando 500 guerrilheiros não haverá paz, mas guerra. Uribe não fez nenhum pacto com as FARC. Quem fez pacto foi Chávez e Sarkozy (que é um cara de centro direita). Aos poucos o exército colombiano está tomando conta da selva onde está as FARC. O destino das FARC vai ser o mesmo do Sendero Luminoso.

José Elesbán disse...

Maia,
Com base em que tu dizes que Uribe está ganhando a guerra? Contagem de corpos? Quem está contando? E o ELN?
Tu és capaz de te lembrar que anos atrás, quando as forças armadas colombianas foram fazer um ataque a um grupo das FARC a partir do Brasil, o governo colombiano pediu permissão (e o governo brasileiro permitiu)? E te lembras que naquele momento havia uma batalha de fato?
Para mim parece que o Uribe fez questão de atacar traiçoeiramente uma comissão delegada das FARC que estava negociando reféns com o governo do Equador. Se ele achava que era uma boa oportunidade de atacar lideranças guerrilheiras, deveria ter avisado antes o governo equatoriano e igualmente pedido permissão. Ah, mas ele não confia no governo do Equador! Mas o governo do Equador foi tão eleito quanto ele, com o agravante que não há guerra civil no Equador.
Cidadãos sob área ocupada / dominada pelas FARC, ou pelo ELN, podem questionar a representatividade de Uribe. No Equador não há isso.
O ataque de Uribe em território equatoriano é um ato de agressão.
Não torço pelas FARC, mas o destino das FARC ser o mesmo do Sendero Luminoso, só quando isso acontecer. Assim como dizes só parece "wishful think"...