segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Autoridades cubanas atuarão energicamente contra ilegalidades

Havana, 29 set (Prensa Latina) As autoridades cubanas continuarão atuando com energia, ajustados ao estabelecido pela lei, e os Tribunais aplicarão com o máximo rigor o Código Penal vigente hoje no país contra aqueles que delinqüem nas circunstâncias especiais atuais.

Numa informação difundida no órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o jornal Granma assinala que foi autorizado a informar que nas circunstâncias atuais não está previsto aumento de preços de nenhum bem de primeira necessidade, regulamentado, de venda liberada ou ofertado nas lojas arrecadadoras de divisas, apesar do crescimento generalizado dos custos das importações.

A nota esclarece que qualquer tentativa de violar a lei ou as normas de convivência social receberá uma rápida e enérgica resposta.

Assim se fez nos primeiros casos provados de armazenamento, roubo ou venda ilícita de alimentos e materiais de construção; roubo de combustível, cabos elétricos e telefônicos, angulares de torres de alta tensão e outros delitos de caráter similar, cujos autores foram condenados segundo a gravidade dos fatos cometidos, refere o texto.

Milhões de cubanos sofreram a devastação depois da passagem dos poderosos furacões Gustav e Ike, que nos destruíram e a grande maioria compreende que se requer tempo para nos recuperarmos dos enormes estragos ocorridos em maior ou menor medida em todo o país, acrescenta.
(...)
Uma vez mais comprovamos que socialismo significa solidariedade e capacidade de ajuda imediata aos afetados a partir das reservas do país, as contribuições solidárias e as decisões emergentes adotadas, enfatiza.
(...)
É detestável a conduta dos inescrupulosos que tentam tirar proveito de necessidades urgentes dos cidadãos ou dos rumores espalhados sobre fictícias subidas de preços ou escassez de produtos que motivam compras excessivas e o conseguinte desabastecimento momentâneo, assinala.

O país -ressalta- recupera-se de forma sustentada graças ao esforço da melhor e maior parte dos cubanos. Tão exemplar atitude não pode conviver com o delito nem as condutas anti-sociais e não terá impunidade nem tolerância ante elas.

A Revolução continuará defendendo firmemente, como fez sempre, os interesses do povo, conclui o texto.


Vejam o texto completo na
Prensa Latina (Agencia Informativa Latinoamericana S.A.)

Nenhum comentário: