quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Israel precisa se retirar de áreas ocupadas, diz Olmert

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmou em uma entrevista nesta segunda-feira que Israel precisa se retirar de quase todas as áreas ocupadas em 1967 se quiser firmar a paz com palestinos e com a Síria.

Olmert, que está enfrentando graves acusações de corrupção, renunciou ao cargo de primeiro-ministro na semana passada e está ocupando o cargo apenas como premiê interino.

Em sua entrevista ao jornal Yedioth Aharonoth para marcar o ano novo judaico, Olmert afirmou que a retirada israelense precisa incluir partes da região leste de Jerusalém, que é reivindicada pelos palestinos para ser a capital do futuro Estado.

Olmert também disse que qualquer acordo de paz com a Síria precisa incluir a retirada israelense das Colinas do Golã, área que está sob controle de Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

O primeiro-ministro não deu maiores detalhes, mas afirmou que estava preparado para avançar mais do que os outros líderes israelenses para alcançar a paz.

Mais na BBC Brasil. As palavras do Sr. Ehud Olmert vêm um pouco tarde. Teria sido melhor se ele tivesse dito tais coisas enquanto ainda era primeiro-ministro.


Nenhum comentário: