quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Notícia Relevante: Higienismo em Porto Alegre

A notícia abaixo chegou como comentário neste blog, neste dia 2 de outubro, às 16 h 37 min. Espero que não seja uma nota falsa, embora eu desejasse que fosse mentira:


De ordem da Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, informamos que recebemos, na data de hoje, por volta das 14 horas, denúncia por telefone de que o 9º BPM estava, fazendo a detenção irregular de moradores de rua que são obrigados a permanecer no quartel, sem qualquer formalização de culpa por 4 ou 5 horas.
A assessoria do Conselho foi até o BPM onde verificou que 5 moradores de rua encontravam-se detidos. Tentou falar com eles mas não foi permitido, apenas conseguindo saber dos detidos que não havia qualquer acusação, simplesmente estavam sendo obrigados a permanecer no local. No momento em que a assessoria se retirava do local chegou mais uma viatura cheia de moradores de rua, não sendo possível determinar o número de detidos.
Lembramos que o Cel Mendes, Comandante Geral da BM já havia "confessado" esta irregularidade durante programa da RBS, há meses atrás, ocasião em que o Sub-Procurador Geral do MP se encontrava presente e não tomou as medidas cabíveis, incorrendo em crime de prevaricação.
Encaminhamos, sob orientação da Executiva do CMAS, denúncias ao Ministério Público Eleitoral (via e-mail, conforme contato telefônico realizado), à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa (através de telefone, com Cláudia) e Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Porto Alegre (contato telefônico com o Presidente da Comissão e através do site da Câmara – formulário eletrônico), aos órgãos de imprensa da capital e aos blogueiros independentes de Porto Alegre.

Porto Alegre, 02/10/2008;


Paulo Augusto Coelho de Souza
Assessoria do CMAS
cmas@fasc.prefpoa.com.br – F: 3226-1930

2 comentários:

Claudinha disse...

A denúncia é real. Em entrevista com moradores de rua em Porto Alegre, inédita ainda, foi-nos relatada uma prisão sem acusação formal, prática já denunciada via Internet.
Abraço!

Anônimo disse...

Na última quarta-feira almocei no Mercado Público e o comentário geral é que todos os moradores de rua do entorno estavam recolhidos ao posto policial localizado nas imediações do Largo Glênio Peres já há várias horas.