domingo, 28 de setembro de 2008

OS ESPASMOS DO IMPÉRIO


II - OS LIMITES FÍSICOS DO IMPÉRIO

Como todo império, os EUA, a partir da independência, adotam uma política territorial meio errática, mas ainda assim expansionista. A partir da quarta década do século XIX, os norte-americanos fazem uma inflexão profunda em sua geopolítica, adotando integralmente a Doutrina do Destino Manifesto, de John O'Sullivan, que, dentre outras pérolas dizia: "O destino da história colocou os Estados Unidos na liderança econômica e militar do mundo, não por acaso. Tal liderança se deve ao fato de sermos o melhor povo do planeta e, por isso, temos o direito de interferir na vida dos outros países para liderá-los e ajudá-los a serem como somos".

Vejam mais no blog de coxipodaponte
(o texto foi sugerido por um leitor deste blog)

4 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, chega de comparações entre o crise financeiro e o 11 de setembro! Já foi capa da CartaCapital tambem, inclusive. Se tratou do assassinato de 3,000 pessoas innocentes em sangue frio. Ninguem no mundo comemorava isso (a não ser Osama & Cia.) -- até quem quer ver o predomínio do império ianqui enfraquecido, que são muitos nesse mundo.

Tudo bem: nossos governantes (babacas) gastou a boa vontade do mundo muito rápido com aquela aventura no Iraque -- tambem criminoso, não discordo. Mais os 3,000 trabalhadores do 11 de setembro não formularam a política externa que despertou a raiva dos terroristas, assim como nós americanos não apoiamos a lógica de guerra total e indiscriminada contra populações civis, nem o desrespeito para com os direitos humanos que vemos praticada desde o 11 de setembro. Terror não justifica terror. Nada justifica crime lesa-humanidade.

Portanto, se quiser um símbolo do declinio do chamado império do mal, seria melhor aproveitar as imagens da cidade de New Orleans após o furacão Katrina. Lá vemos o estado americano matando seu próprio povo (principalmente os pobres) por negligência, incompetência, e a burrice de uma ideológica cega.

Em vez de menosprezar os milhares do 11 de setembro, lembre-se dos milhares de Katrina. Seria um jeito mais humano de fazer seu argumento.

José Elesbán disse...

Caro anônimo,
Você tem nome? Pode dizer algo mais? A imagem do 11 de setembro é muito simbólica não porque menosprezemos as 3.000 vidas atingidas ali, mas porque foi o primeiro ataque recebido pelos Estados Unidos desde o século XIX, tanto que não se está enfocando mortos, mas prédios sendo atingidos.
Mas é bom que você nos visite.
Continuo aguardando mais alguma informação sua.

zejustino disse...

Prezado anônimo,

O terrorismo é um das consequências das políticas neo-liberais no mundo. A queda das duas torres indica também a fragilidade do sistema capitalista financeiro. Aliás, elas foram erguidas para representar a "pujança" do capitalismo nos EUA.

Há pouco tempo um desses canais de documentário na TV a cabo passou detalhes a respeito da construção das duas torres. Foram mostrados vários erros de estrutura que permitiram o colapso dos prédios. As torres eram, portanto, apenas forma, fachada, enfeite ou cosmético para um sistema pôdre.

Por outro lado, durante esses últimos anos após o ato de terror, foram surgindo diversas informações a respeito do sistema de segurança ianque recheado de agencias secretas que não dialogam entre si por questões políticas ou mesmo fogueira de vaidades. Ficou no ar também a suspeita de ato de terror encomendado para a reeleição do representante do sistema industrial-militar("Business, as usual"). Muitos, não sei se a maioria, dos que morreram naquela tragédia era constituída de trabalhadores simples e de origem latino-americana. Isto é, a hora escolhida foi no mínimo suspeita.

Agradecemos, com sinceridade, sua observação e sugestão. O caso do Katrina foi realmente simbólico se considerarmos o desprezo com que os habitantes da região de Nova Orleans foi tratado mesmo com a crítica mundial em cima do des-governo Bush Jr.

Esperamos que continue frequentando este blog inclusive contribuindo com suas sugestões.

Zejustino

zejustino disse...

Ah! Mais uma observação. A nossa função nesse blog é, basicamente, pesquisar na internet notas, notícias, artigos e vídeos, por exemplo, postando-os não integralmente mas indicando seus endereços. As imagens que acompanham os textos são necessariamente as mesmas da origem.

Aqueles que acompanham este blog já devem ter percebido que algumas postagens parecem fora do foco da maioria. Basta pensar nessas postagens como provocações, por exemplo, ou como ocorrências fantásticas, mágicas ou poéticas do momento que vivemos. A postagem seguinte a esta mostra um russo aplicando uma ESQUERDA na fachada de um ianque. A foto pertence a um conjunto que mostra os russos acabando com os ianques num torneio de combate livre. Ora, a surra que a Georgia levou recentemente foi de certa forma uma ferrada, ou porrada, indireta nos EUA. Há também a renovação da Russia como potência mundial que poderia ser muito bem representada nessas fotos.