sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Novo líder da extrema-direita austríaca era amante de Haider


Stefan Petzner, nomeado líder da extrema-direita na Áustria após a morte de Joerg Haider, afirmou num programa de rádio que mantinha uma relação amorosa com o falecido líder, um opositor extremista dos direitos LGBT. O partido tentou impedir a emissão do programa na rádio pública, mas sem sucesso. Em resultado da confissão, Petzner foi demitido.

Apesar desta sucessão ser encarada como um último desejo de Haider, o seu protegido não conseguiu manter-se uma semana na liderança da extrema-direita na Áustria. Muitos acusam-no de estar na origem da morte do presidente da Aliança para o Futuro da Áustria, a partir de relatos que testemunham uma discussão entre os dois amantes durante uma festa de lançamento duma revista. Haider abandonou abruptamente a festa e dirigiu-se a um bar gay de Klagenfurt, a capital do estado que governava, onde passou a noite a beber vodka com acompanhantes masculinos. Quem o viu a sair do bar diz que ele mal conseguia caminhar até ao carro.

Haider despistou-se no seu automóvel topo de gama quando conduzia a uma velocidade acima do dobro da permitida e com o quádruplo do limite legal de álcool no sangue. Deixa uma viúva de 32 anos que, segundo Stefan Petzner, tinha conhecimento e não se opunha à relação do marido com o político 31 anos mais novo.

Os rumores sobre a homossexualidade de Haider circulavam há mais de dez anos na Áustria e na Alemanha, tendo sido objecto de tratamento jornalístico quando liderava os neo-nazis do Partido da Liberdade. Quando foi votada a diminuição da idade de consentimento para as relações homossexuais, Haider foi dos maiores opositores à mudança da lei. Mas a comunidade LGBT austríaca, citada pelo Berlin Tageszeitung, já denunciara Haider por preferir o sexo com jovens abaixo da idade legal na Àustria (18 anos), recorrendo frequentemente à companhia de jovens da vizinha Eslováquia, onde as relações homossexuais são permitidas a partir dos 15 anos.


Vejam no Esquerda.Net

Nenhum comentário: