terça-feira, 14 de junho de 2011

EUA paga para não se responsabilizar por violência no México, diz ex-presidente

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) acusou a Iniciativa Mérida -- plano de colaboração entre o país e os Estados Unidos de combate ao narcotráfico -- de ser "uma propina" que os norte-americanos pagam pelo custo da violência no solo mexicano.

"A Iniciativa Mérida não é mais do que uma propina que nos dão" para compensar "sangue, morte e violência" decorrente da violência do narcotráfico, apontou o ex-mandatário, correligionário do atual chefe do governo mexicano, Felipe Calderón, pelo PAN (Partido Ação Nacional).

Fox disse que é hora de os Estados Unidos se responsabilizarem pelo combate contra a criminalidade, e acusou o país de ser "responsável pela violência gerada pela guerra contra a delinquência" no México.


O texto continua no Opera Mundi

2 comentários:

José Elesbán disse...

"De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do México, os norte-americanos se comprometeram a entregar 500 milhões de dólares para a Iniciativa Mérida até o fim de 2011."

Guilherme disse...

Propina em espanhol significa "gorjeta". O ex-presidente falou isso querendo dizer que o valor é irrisório, muito baixo... e não com o sentido de "propina" que conhecemos no Brasil (dinheiro sujo, pago para se obter alguma facilidade ou benefício).