quarta-feira, 15 de junho de 2011

Itamaraty alerta sobre problemas de brasileiros barrados na Espanha

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira que as autoridades da Espanha continuam impedindo brasileiros que tentam entrar no país, o que poderia motivar a adoção de medidas de "reciprocidade".

Em pronunciamento na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o ministro destacou, no entanto, que, após um período em que esses casos chegavam a 250 por mês, a média agora caiu para cerca de 140.

Patriota lembrou que, há três anos, quando houve um princípio de crise diplomática diante do elevado número de brasileiros rechaçados nas alfândegas espanholas, criou-se um grupo binacional de nível consular que monitora de forma permanente o assunto, além de se reforçar a cooperação bilateral, inclusive no âmbito policial.

Ele ressaltou que, por meio dessas iniciativas, foram reduzidas as arbitrariedades na Espanha. "Apesar de tudo isso, continuam ocorrendo alguns casos que são inaceitáveis", declarou Patriota, que disse ter conversado sobre o assunto com a chanceler espanhola, Trinidad Jiménez, durante reunião em maio em Brasília.


Continue lendo a notícia da EFE, no  UOL.

Um comentário:

José Elesbán disse...

A Espanha está vendendo o almoço para pagar a janta, mas continua com discriminação contra brasileiros.