segunda-feira, 13 de junho de 2011

Morte e renascimento da ciência de Marx

Quando a gravitação dos dogmas do poder distorce o método científico, este quebra como uma casca de ovo. E a evolução condena o sistema que o faz à morte.

Heinz Dieterich

1. O estancamento da ciência marxista

Para derrubar um sistema social fisicamente há que derruba-lo primeiro ideologicamente. Este é o campo de batalha em que a esquerda ocidental tem fracassado há um século. A explicação científica deste fracasso oscila entre dois teoremas Engels e Marx: 1. “Sem teoria revolucionária não há praxis revolucionária"(Engels); 2. “A teoria se realiza no povo somente na medida em que é a realização de suas necessidades” (Marx).

Enquanto primeira dimensão do problema, a ciência de Marx e Engels no Ocidente está truncada desde a morte de Lenin, quem desenvolveu os últimos grandes paradigmas científicos da transição pós-capitalista. É comparável a situação da ciência de Marx/Engels a uma física que ficasse travada em Newton, sem as posteriores evoluções de Einstein, Planck, Heisenberg, Gell-Man et al. Que práxis inovadora e transformadora poderia ter tal ciência no século XXI?

Vejam o texto completo (castelhano) em KAOSENLARED.NET ou em tradução livre no blog NEBULOSA DE ÓRION

Nenhum comentário: