domingo, 1 de julho de 2007

Ao encontro de Fidel - em Cuba, por supuesto

"Na Primavera de 2003 Cuba viveu uma onda de seqüestros de barcos e aviões por parte de cidadãos que desejavam migrar para os Estados Unidos. O regime cubano reprimiu a onda de seqüestros prendendo 75 pessoas.(...) O cineasta norte-americano Oliver Stone, que havia feito o documentário "Comandante" sobre a vida de Fidel Castro, resolveu retornar a Havana a fim de entender o que se passava na ilha e questionar Fidel sobre os acontecimentos daquela primavera cubana." Por Láldert Castelo Branco em Na periferia do Império.

"
Oliver Stone entrevista Fidel Castro, a quem não dá refresco de groselha, vai fundo nos questionamentos, num quase interrogatório exaustivo. Stone pergunta a Fidel qual o motivo que Cuba não aceitou a proposta feita por Kissinger que resultaria no fim do embargo norte-americano à ilha. Fidel responde que "se Cuba tivesse traído os seus princípios o embargo já teria caído há muitos anos". Por Cristóvão Feil, do Diário Gauche.

Assista LOOKING FOR FIDEL (documentário produzido para o canal HBO, falado e legendado em espanhol). Saiba mais sobre o filme na Hora do Povo e, a contraponto, na Folha de SP DB.

Nenhum comentário: