sexta-feira, 6 de julho de 2007

"Brilho, batom e fivelinhas"

"A partir das 13h de hoje [quinta-feira] manifestantes contrários à implantação de ações afirmativas na UFRGS reuniram-se no saguão da Reitoria. Faziam muito barulho e exigiam a presença do reitor. O publico era composto na maioria de jovens estudantes de cursinhos pré-vestibular, bem vestidos e invariavente brancos. As faixas traziam frases como "não somos racistas", "cotas racistas", etc."

Pescado do Blog UFRGS Pró-Cotas

2 comentários:

Anônimo disse...

1- Tentar desqualificar a manifestação porque os que dela participam são bonitos ou feios, amarelos ou brancos, ricos ou pobres, é rídiculo. Ou melhor preconceituosa (esconde a idéia que por serem "bem de vida" não podem manifestar seu pensamento, pois este visa apenas manter o "status quo")

2- Será tal difícil de perceber que a implantação de cotas só fomentará o racismo e o preconceito na hora do profissional adentrar no mercado de trabalho?
Hoje, confio plenamente em profissionais cuja cor da pele é preta (raça é coisa de animal), pois sei do esforço que fizeram para chegar onde estão. Venceram por méritos próprios.

Para mim, por exemplo, um médico negro inspira profunda confiança em sua capacidade.

4 ou 5 anos depois de implantadas as cotas, vou ter que mudar de opinião. O médico negro formou-se por que é bom e competente, ou por causa da política de cotas?
João Batista

Jean Scharlau disse...

Prezado João Batista, teu argumento para ser contra a política de cotas carece de fundamento e falha na lógica, pois as cotas são reservas de vagas que dão direito e possibilitam INGRESSO na universidade, e não direito e garantia de FORMATURA na universidade. Formar-se dependerá da capacidade e mérito de cada estudante, como é hoje.

E já que citaste especificamente os médicos, saiba que no exame nacional de avaliação os estudantes cotistas sociais, pelo PROUNI, de medicina e ciências biomédicas, acertaram 23% VINTE E TRÊS POR CENTO mais questões que os não cotizados - esses em que hoje depositas toda tua confiança.