sábado, 19 de janeiro de 2008

Fazendo uma reportagem: FHC tem um filho fora do casamento?

"Explico então que estamos dando uma matéria que fala das relações do presidente Fernando Henrique com a mídia analisando o episódio do filho dele com a jornalista da Globo, Miriam Dutra, e acrescento que estou cumprindo minha obrigação como jornalista, já que a própria Miriam havia nos dito que procurássemos a pessoa pública dessa história. E explico: 'É por isso que preferia falar com a Ana Tavares pessoalmente, é um assunto delicado'. Ele responde, efusivo: 'Não, nem tem problema, essa história surge periodicamente desde 1983...' Pondero que em 1983 o garoto nem tinha nascido. Ele corrige: 'Não, 1993, desde que entrei aqui. Nós temos uma orientação sobre isso, mas nesse caso vou falar com o presidente e depois telefono para você', diz, simpático.

"Uma hora depois ele me liga, o tom de voz completamente mudado. Bastante seco, diz: 'Nós desconhecemos esse assunto'. Pergunto se essa é a resposta da assessoria ou do presidente. Ele: 'Não se pode falar com o presidente sobre esses assuntos através da assessoria porque a assessoria só trata de assuntos institucionais da presidência'. Pergunto então com quem devo falar para que minha pergunta chegue ao presidente. A resposta: 'Cabe a você, como repórter, encontrar uma maneira de falar com o presidente. Até logo'."


O texto acima é o final de uma longa narrativa em que a revista Caros Amigos narra sua busca sobre a possibilidade do ex-presidente ter um filho fora do casamento. O tema é requentado aqui pois este editor mesmo não conhecia a matéria original, que agora está integralmente republicada no saite do Luiz Carlos Azenha, o Vi o Mundo, que está remodelado.

Um comentário:

Anônimo disse...

É tal a importância do assunto no contexto sócio-político brasileiro que talvez devesse ser publicado na Revista Caras.