terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Requião está proibido de criticar a mídia

Requião está proibido de criticar a mídia

O governador Roberto Requião (PMDB-PR) está proibido de usar a TV Educativa do Estado para criticar a imprensa, adversários e instituições. A decisão é do TRF da 4ª Região (com sede em Porto Alegre), sobre ação da Procuradoria.
Em caso de descumprimento, Requião terá de pagar R$ 50 mil de multa para cada promoção pessoal ou agressão. O valor pode chegar a R$ 200 mil em caso de reincidência.

Na decisão, ele é chamado de "useiro e vezeiro [reincidente] em tecer críticas ácidas à imprensa paranaense, políticos e instituições públicas".

A ação - movida contra Requião, a União, a Anatel, a TV Educativa do Paraná e seu presidente - pediu a suspensão do programa "Escola de Governo", usado por Requião.

A Federação Nacional dos Jornalistas classificou a decisão como "iniciativa de censura prévia". Para o presidente da entidade, "quem se sentir lesado pelo governador deve procurar reparo na Justiça".
......

Não estou entendendo, algum gorila nostálgico deu um golpe esta madrugada e voltamos à ditadura? O Judiciário então, está proibindo um governador de Estado, legitimamente eleito, de fazer juízos públicos acerca da imprensa? E se o fizer será punido com multas progressivas?

É uma situação deveras surreal!

Do Diário Gauche.

Nenhum comentário: