domingo, 30 de março de 2008

Darfur: Continuam ataques contra pessoal da ONU

Darfur: Continuam ataques contra pessoal da ONU

Os ataques contra trabalhadores de agências de apoio e ajuda no Sudão ocidental alcançaram níveis nunca vistos, pondo em perigo operações vitais de alívio na região de Darfur, declarou ontem Ameerah Haq, Residente da Organização das Nações Unidas e Coordenador Humanitário no Sudão.

Numa declaração feita em Khartoum e emitida pelo seu gabinete, Ameerah Haq disse que a comunidade humanitária operacional no Sudão condenou todos os atos de violência em Darfur, onde rebeldes têm estado a lutar com as forças do Governo e milícias aliadas há cinco anos, desde 2003.

Na segunda-feira Mohamed Ali, um motorista contratado pelo Programa Alimentar Mundial da ONU, foi morto a tiros e seu assistente seriamente ferido por assaltantes não identificados enquanto viajavam pela rota principal em Nyala, a capital de Darfur Sul.

Esse ataque seguiu o apunhalar mortal de dois outros motoristas do PAM no fim-de-semana em estado de Unity, Sul do Sudão, e é o último ataque numa série de seqüestros matanças no país em geral, e particularmente em Darfur.

Texto completo no saite da Agência Pravda.

Nenhum comentário: