domingo, 30 de março de 2008

Reestatizar foi o começo. Uma administração honesta faz o resto.

Desde a reestatização da Copel - Companhia Paranaense de Energia - pelo governo de Requião, no início de 2003, quando a Companhia estava à beira da falência em função da privatização promovida pelo governo anterior, a empresa acumulou lucro líquido de R$ 3,4 bilhões e investiu R$ 2,6 bilhões, além de ser a empresa com a menor tarifa de energia do país entre as companhias de grande porte.

Para Ghilarde, isso demonstra que "não é preciso cobrar caro para ter um bom lucro".

A recuperação da maior companhia de energia do Paraná, que atende a praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais, também permitiu que o Estado garantisse luz de graça para as famílias de baixa renda, através do programa Luz Fraterna. O programa já atendeu desde 2003 cerca de 280 mil famílias, ou cerca de um milhão de paranaenses.

Os resultados positivos da Copel e o baixo custo da energia também se refletiram no consumo, que cresceu 6,8% em comparação a 2006. No setor do comércio, esse crescimento foi de 9,2%. Nas indústrias, o aumento foi de 7,5% e o setor residencial registrou o melhor desempenho nos últimos 10 anos, elevando o consumo em 6,6%.

Informações do blog Fazendo media, em 23.3.08.

Nenhum comentário: