terça-feira, 1 de abril de 2008

Cuba: Governo bloqueia blog mais lido do país

Governo bloqueia blog mais lido do país

O governo cubano bloqueou no início desta semana (24/3) o acesso de internautas ao blog mais lido do país, o Generación Y, mantido pela blogueira independente Yoani Sánchez, de 32 anos. Em fevereiro, o sítio chegou a receber 1,2 milhão de visitas. "Os censores anônimos do ciberespaço tentaram me trancar em um quarto, apagar a luz e não deixar meus amigos entrarem", escreveu ela em seu blog, após conseguir burlar a censura para atualizar o sítio, que agora está hospedado em outros blogs cubanos e em um servidor alemão.

O blog de Yoani traz informações sobre seu cotidiano em Cuba e reflexões sobre as dificuldades econômicas e restrições políticas do país. Ultimamente, ela vinha criticando Raul Castro, que substituiu formalmente o irmão Fidel no mês passado, por suas vagas promessas de mudanças e passos mínimos para melhorar o padrão de vida dos cubanos. "Quem é o último na fila por uma tostadeira?" foi o título de um post recente em que Yoani ironizava a suspensão da proibição da venda de computadores, aparelhos de DVD e alguns eletrodomésticos (que não incluem, por exemplo, tostadeiras, que só serão vendidas na ilha a partir de 2010).

Em um país onde a mídia é, em grande parte, controlada pelo governo e em que a imprensa independente é sufocada pelas autoridades, Yoani e outros blogueiros encontraram na rede uma saída para expressar suas opiniões e pontos de vista. "Qualquer um com alguma habilidade com informática sabe driblar os censores", afirma. "O objetivo deles é bloquear o acesso em Cuba. Mas ainda existirão pessoas que nos lerão; não há censura que impeça alguém que realmente queira ter acesso à internet". Informações da Reuters [24/3/08].

Texto do Observatório da Imprensa.


Nenhum comentário: