quinta-feira, 3 de abril de 2008

AS VÁRIAS PASTAS DA MENTIRA

Os grandes veículos de comunicação noticiaram que o ex-marido de Ingrid Betancourt esteve com Lula e pediu ao presidente brasileiro sua intervenção direta para que a ex-senadora, prisioneira de guerra das FARCs-EP, seja libertada. Em tom dramático por pouco não derramaram lágrimas de crocodilo em torno do sofrimento de Ingrid na prisão.

Esqueceram-se de dar a notícia completa. Juan Carlos Lecompte, o ex-marido, em entrevista coletiva logo após a conversa com Lula (ou seja os grandes da mídia lá estavam e ouviram) criticou o governo da Colômbia e responsabilizou-o pelo fracasso das negociações até agora. Afirmou, de forma taxativa, que o assassinato do chanceler Raúl Reyes, principal negociador das FARCs foi um ato criminoso do governo de Álvaro Uribe e colocou em risco as negociações para libertar Ingrid. [...]

Ingrid Betancourt é o detalhe em todo esse processo. Querem beneficiar-se politicamente com sua libertação, beneficiam-se com a eventualidade de morte da ex-senadora. O xis da questão não é libertá-la, mas poder exibir ao mundo uma espécie de escalpo da senhora Betancourt, de qualquer forma, como for possível, para alcançarem objetivos maiores e nos quais Betancourt não está incluída. É um adereço. [...]

A disposição das FARCs-EP em libertar Ingrid Betancourt permanece e é possível que senhora seja libertada a despeito de tudo. Há uma diferença abissal entre as forças insurgentes colombianas, numa guerra civil que já dura 44 anos e o narcotráfico terrorista de Uribe aliado ao desvario fascista de Bush. E agora, às condições inaceitáveis do discurso do presidente francês Nicolas Sarkozy.

Para essa gente a vida humana nada vale e a família de Betancourt tem consciência disso.

Eu não sei como um sujeito execrável e repugnante como William Bonner pode chegar em casa e dormir tranqüilo com tanta mentira, com tanto ódio, com tanto mau caratismo destilado na farsa jornalística que chamam de JORNAL NACIONAL. Pensando bem, gente assim nem sabe o que é isso. São zumbis de um mundo de terror imposto pelo poder imperial dos Estados Unidos.

Das pastas que carregam só retiram mentiras e sujeiras. Betancourt é a bola vez. A caçapa só está esperando a tacada, para exibir o troféu e dividir a mesa em regabofes de mundo “real”.

Texto de Laerte Braga, no República Vermelha.

Nenhum comentário: