domingo, 13 de julho de 2008

Computador Independente

Que tal proclamar a independência de seu PC?
O site Link do O Estado de São Paulo publicou no último dia 24/06 uma análise muito interessante sobre a autonomia no uso do software livre, seja no sistema operacional, seja em alguns programas similares aos do Windows, suficientes e eficientes no seu propósito. E mais ainda, sem pirataria. (autoria do artigo de Lucas Pretti e Rodrigo Martins do jornal O Estado de São Paulo), que pode ser lida neste link aqui abaixo.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=14024

Segue abaixo um resumo analítico do artigo.

Na primeira parte da matéria, se salienta o sistema Ubuntu, pela sua facilidade de uso, e o Firefox, pela sua aceitabilidade por parte dos usuários. A acensão do Firefox dobrou nos últimos 2 anos passando de 10% para 18,4% dos usuários. Mais de 8 milhões de downloads da nova versão, o Firefox 3.0, já foram baixados.

Com relação aos programas de código aberto e os feitos para Windows, destaca-se o uso amigável deles que ainda funcionam em máquinas mais antigas, no qual você pode substituir todo “arsenal” de programas como MSN, Photoshop, Word e outros por similares. Eles enfatizam que os programas livres são tão bons quanto os proprietários, diferentes mas eficientes. Até mesmo o messenger Pidgin (que é multiplataforma e se conecta não só com a rede MSN, mas também ao Yahoo, ao Google Talk, ao ICQ e outros), foi lembrado como um visual não tão bonito, mas vale lembrar que há alternativas no mundo do software livre, como o Amsn, o Emesene, ou outros messengers.
O texto continua, com o infográfico, no Guia do Hardware.

2 comentários:

zejustino disse...

Utilizo um FEDORA 8 (R$ 19,00 nas bancas de revistas) com tudo que tem direito e mais o dôbro. Navego na internet com o FIREFOX 3, torrent com o TRANSMISSION (pequeno, simples e muito eficaz), uma porção de jogos, programas científicos (para quem é da área), OPENOFFICE ou BROFFICE, INNOTEK VIRTUALBOX para "fuçar" outros sistemas operacionais, DUAL BOOT com Windows XP como regra três (sempre), etc..., etc..., etc..., indefinidamente. Não sou obrigado a aguardar arquivos mastodontes de remendo da Microsoft porque as atualizações chegam tranquilamente pela internet e tenho à disposição um repositório enorme de software...GRÁTIS!!!

Tudo, praticamente, por 19 pila! É isso aí!

José Elesbán disse...

Sem contar, que se tu quiseres, baixas a imagem, gravas um cd, tu mesmo, e instalas. É o que eu tenho feito com o Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu.