quarta-feira, 16 de julho de 2008

Hezbollah prepara festa por troca de prisioneiros com Israel

O grupo libanês Hezbollah prepara uma grande celebração por várias regiões do Líbano devido ao acordo com Israel para a troca de prisioneiros, que deve acontecer na quarta-feira na fronteira entre os dois países.


Nesta terça-feira, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, aprovou o acordo mediado por um diplomata alemão indicado pela ONU.


Na troca, as autoridades israelenses devem libertar cinco prisioneiros libaneses - Samir Qantar, Khodor Zaidan, Maher Kourani, Mohammed Srour e Hussein Salman -, e devolver o corpo de 199 guerrilheiros libaneses e outros árabes mortos em ação contra Israel.


O Hezbollah, por sua vez, promete devolver os soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev, capturados numa ação na fronteira no dia 12 de julho de 2006 - o que foi o estopim para uma guerra de 34 dias entre Israel e Hezbollah.


O governo israelense considera os dois soldados mortos em combate por conta dos ferimentos. No entanto, o grupo libanês não confirmou até o momento se os militares capturados estão ou não vivos.

Mais no G1.


Nenhum comentário: