quarta-feira, 19 de março de 2008

Após impasse, OEA 'rechaça' incursão da Colômbia no Equador

Após impasse, OEA 'rechaça' incursão da Colômbia no Equador

Os países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) alcançaram na madrugada desta segunda para terça-feira, em Washington, na sede da entidade, uma resolução sobre a crise entre Equador e a Colômbia.

Após cerca de 15 horas de reuniões e de quatro diferentes esboços terem sido apresentados, a OEA chegou a um documento final que ''rechaça'' a incursão militar colombiana.

A crise entre os dois países foi deflagrada após forças militares colombianas terem bombardeado, no dia 1º de março, um acampamento do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), dentro do território equatoriano.

De acordo com a entidade, a operação colombiana foi feita ''sem o conhecimento ou consentimento prévio do governo do Equador'', o que viola artigos da carta da OEA.

Os Estados Unidos apoiaram o texto final, mas fizeram restrições ao artigo 4 do texto, que condena a ação colombiana. Na visão da representação americana, a Colômbia exerceu o seu direito de ''legítima defesa'', durante o ataque voltado contra as Farc.



Texto completo na BBC Brasil. Há também comentários na Vieja Bruja.


Nenhum comentário: