sábado, 22 de março de 2008

Escândalo do DETRAN



O SILÊNCIO DA IMPRENSA DE PORTO ALEGRE SOBRE CANOAS


Saiu no blog RS Urgente: "Já está ficando ensurdecedor o silêncio da imprensa de Porto Alegre sobre um dos braços mais explosivos da Operação Rodin: a prefeitura de Canoas, administrada pelo tucano Marcos Ronchetti. O indiciamento do secretário de governo, Francisco Fraga, pela Polícia Federal, foi tratado com extrema discrição. Segundo as informações já divulgadas pela PF e pela Justiça Federal, Canoas era uma peça-chave no esquema. Até aqui, a brava imprensa da capital não se interessou pelo tema. Deve ser porque Canoas é muito longe de Porto Alegre. Mas há outras fontes de informação. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode visitar, por exemplo, o site do jornal O Timoneiro. A cobertura do jornal trata, entre outras coisas, das estreitas relações entre o governo Ronchetti e o chamado “Grupo de Santa Maria”. Confira alguns dos temas, publicados pelo jornal de Canoas, que não estão interessando à imprensa da capital:


“Em Canoas, o episódio foi mais forte, pois o professor José Fernandes e sua equipe, dividido em várias empresas, estão, de longa data, de corpo e alma dentro da administração municipal. Todos conhecem o chamado grupo de Santa Maria. Sabem da influência que esse grupo possui na administração municipal de Canoas e a estreita ligação com o secretário Francisco Fraga”.

“Essa Consultoria Pensant, que está na crise do escândalo do Detran, também tem contrato com a Prefeitura Municipal de Canoas. Olhando bem, Fatec, Pensant e outras, José Fernando e Lair (Ferst) têm passagens marcantes na Administração Ronchetti. Setores da sociedade canoense aguardam a vinda da Polícia Federal a Canoas como nordestino aguarda a chuva”.

“As pessoas que transitam próximo ao antigo gabinete do prefeito e do atual estão surpresas porque há vários dias não conseguem ver o sr. Lair Ferst, em sua moderna caminhonete, e os célebres pacotes que transportava sempre em direção ao paço municipal. Era uma figura muito simpática vista pelos corredores da administração municipal e sempre presente nas festas e encontros com o prefeito e o secretário Francisco Fraga”.
“Aqui na ‘ilha’ Canoas, tão perto geograficamente, mas tão longe dos olhos da Capital, quase tudo parece possível, desde que tenha o consenso dos poderosos. Uso particular de carros públicos por ocupantes de Cargos de Confiança – inclusive para levar filhos à escola; estacionar em locais proibidos repetidamente sem ser multado; destruir fauna protegida por lei; liberação de obra irregular - às vezes as regulares não são autorizadas por falta de influência; conseguir vagas em escolas; conseguir remédios da Farmácia Básica sem entrar na fila; autorização para realização de exames médicos na rede privada, inclusive fora da cidade, com pagamento integral pela Prefeitura; emprego nos ‘trenzinhos da alegria’; ser inserido nos programas públicos de acesso à moradia; ter luz no poste da sua rua; ter subsídios ou ganhar terrenos para sua associação, ONG ou outro tipo de entidade. Estas, e outras mais,são algumas das vantagens que apenas os amigos dos poderosos usufruem”.
Escrito por Marco Weissheimer às 13h30

Nenhum comentário: