sábado, 22 de março de 2008

Bélgica: polícia detém 450 em protesto contra Otan


Ao redor de 450 manifestantes foram hoje detidos pela polícia quando tentavam entrar na sede da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Bruxelas, para protestar contra a participação da aliança nas guerras do Iraque e Afeganistão. Um dos manifestantes ficou ferido, ao cair sobre a cerca de arame do local, e teve que ser levado ao hospital, segundo a informação dada pela polícia.

Segundo os organizadores do protesto, mais de 700 ativistas de 17 países-membros da Otan participaram da tentativa de entrar na sede da organização, nos arredores da capital belga, e cerca de 50 chegaram a invadir o recinto, embora tenham sido imediatamente retirados.

A Polícia utilizou para repelir os manifestantes cachorros e canhões de água, segundo as imagens divulgadas pela televisão pública RTBF. Segundo a agência Belga, a polícia não planeja apresentar acusações contra os participantes do protesto.

O alvo da manifestação, batizada como "NATO Game Over" (Otan, jogo terminado), é denunciar o papel da Aliança Atlântica na cena internacional e sua participação em crimes de guerra. Na opinião das organizações que convocaram o ato, a Otan deve ser reformada e sua capacidade de intervenção militar suprimida, para concentrar-se na prevenção de crise e na ajuda ao desenvolvimento.

A menos de 15 dias da cúpula que a Aliança realizará em Bucareste, entre os dias 2 e 4 de abril, os manifestantes também reivindicaram a retirada das armas nucleares americanas de solo europeu.

EFE

Nenhum comentário: