Relatório antecipa próximas tendências para jornais
Da Redação
O Instituto de Imprensa da América lançou recentemente um relatório que promete ser um “caminho das pedras” para empresas jornalísticas no século XXI. Desenvolvido pelo Newspaper Next 2.0, criado para pensar o futuro dos jornais, “Making the Leap Beyond Newspaper Companies” traz uma série de preceitos que devem ser seguidos para quem quer sobreviver no cenário de mídia atual.
Indo além da teoria, o documento traz estudos de casos de 24 produtos que seguem o que a Newspaper Next propõe, além dos perfis de sete empresas que também acataram as sugestões. Em linhas gerais, os autores definem sua visão por três pontos.
- Jornais devem ampliar sua função, se tornando produtos de informação e também de conectividade e integração para um mercado ou região;
- Ir além dos conceitos de “leitores” e “anunciantes”, interpretando-os como “consumidores” e “negócios”, e como o jornal pode ligar todos esses elementos em um mercado;
- Identificar onde estão as necessidades de cada mercado e os “trabalhos a serem feitos” e se dirigir a estes elementos.
O relatório pode ser baixado gratuitamente no site do Newspaper Next.
Outro texto do Comunique-se. O boletim do Comunique-se desta quinta-feira está bastante fértil. Este texto acima não chega a ser algo de preocupação primordial do blog, mas pode indicar uma tendência por onde possam entrar os jornalões brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário