domingo, 16 de março de 2008

Cúpula islâmica busca o diálogo com o mundo cristão

Líderes islâmicos de todo o mundo condenaram na sexta-feira o extremismo e o terrorismo, que consideram incompatível com os valores muçulmanos, e propuseram uma reunião internacional de alto escalão para promover um "diálogo de civilizações" com o mundo cristão.

Os chefes de Estado e governo dos 57 países da Organização da Conferência Islâmica (OCI), que reúne 1,5 bilhão de muçulmanos, do Sudeste Asiático à África Ocidental, apresentaram a "Declaração de Dacar" ao final de dois dias de cúpula na capital senegalesa.

"Continuamos a condenar fortemente todas as formas de extremismo e dogmatismo, que são incompatíveis com o Islã, uma religião de moderação e coexistência pacífica", afirma o texto.

"Acreditamos que é importante planejar nessa linha uma fase preparatória, com a organização de um grande encontro internacional sobre o diálogo islâmico-cristão que envolva governos e outros participantes", acrescenta a declaração.

A OCI habitualmente condena atentados terroristas cometidos em nome da religião, o que se tornou uma das mais graves preocupações mundiais especialmente depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 pela Al Qaeda nos EUA.

Mas, numa aparente referência à luta palestina contra Israel, a OCI disse também que o terrorismo deve ser diferenciado da "resistência legítima contra a ocupação estrangeira".

Texto completo na Reuters.


Nenhum comentário: