quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CAPITALISMO EM CRISE (I) - A farra financeira consensuada pelas elites

Enquanto a mídia corporativa brasileira fala em crise, há décadas ativistas e intelectuais denunciam caráter explorador do sistema financeiro. Enquanto especuladores e banqueiros alimentam-se da desordem mundial da globalização financeira, trabalhadores em todo o planeta arcam com custos da “economia de cassino” dos EUA.

Como resultado de um intenso bombardeio midiático, me peguei diversas vezes classificando os recentes acontecimentos no sistema financeiro global como uma “crise”. Trata-se, no entanto – de forma muito evidente, inclusive –, de um conhecido processo estudado e identificado há décadas por gente como o economista brasileiro Celso Furtado.

O noticiário econômico acerca deste processo de falências e estatizações que ora ocorre nos EUA segue um padrão jornalístico já há algum tempo observado. As estatísticas são lançadas em função de uma dominação das elites sobre o aparelho de Estado, realidade que é presente no Brasil, de fato, porém de forma muito mais evidente nos Estados Unidos, como veremos a seguir.


Vejam o texto completo (imperdível!!!) na Agencia Carta Maior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

Recomendo a leitura do artigo do jornalista Umberto Martins "Mais uma barrigada ideológica da "Veja", sobre a capa da revista Veja desta semana. Imperdível. Abaixo o link para o texto.

http://portalctb.org.br/site/index.php?option=com_content&Itemid=&task=view&id=1927

saudações

zejustino disse...

Prezado "anônimo",

Ficamos muito agradecidos pela dica e aproveitamos para inserir a sugestão de leitura do texto no blog.

Saudações.

Zejustino