terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jornalista libertado após 11 meses preso em base dos EUA

23-Set-2008 Bagram, Afeganistão. Foto pingnews.com/FlickrEm Outubro de 2007, o jovem jornalista Jawad Ahmad trabalhava para a CTV canadiana, quando um oficial norte-americano lhe pediu para comparecer na base aérea de Kandahar. Só recuperou a liberdade esta semana sem qualquer acusação e diz ter sido submetido a tortura às mãos dos militares norte-americanos.

Durante o tempo em que esteve detido, os EUA acusaram Ahmad de ser um combatente talibã, por transportar consigo números de telemóveis e vídeos de dirigentes talibã. Foi enviado para base de Bagram, a prisão ilegal que foi origem e destino de muitos dos vôos secretos da CIA.

Num encontro com jornalistas após a libertação, Jawad Ahmad diz que viu no documentário "The Road to Guantanamo" algumas das situações de tortura e maus-tratos que viveu ao longo de quase um ano de cativeiro: a tortura do sono, os espancamentos e a obrigação de ficar em pé descalço sobre a neve são alguns dos exemplos da forma como os militares dos EUA o trataram, antes de o libertar esta semana sem nenhuma explicação.


Vejam o texto completo na Esquerda.Net

Um comentário:

José Elesbán disse...

Chamem os Repórteres sem Fronteiras. Onde estão eles numa hora dessas?
Já houve caso semelhante no Iraque, e agora esse no Afeganistão.
Cadê os Repórteres sem Fronteiras?