terça-feira, 23 de setembro de 2008

Enorme distância entre discurso e realidade

Por Thalif Deen [Terça-Feira, 23 de Setembro de 2008 às 12:34hs]

Quando cerca de 150 líderes mundiais assistirem a próxima cúpula para analisar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma das prioridades na agenda será a terceira meta: promover a igualdade de gênero e o poder das mulheres.

“Uma das muitas razoes para convocar esta reunião é pressionar o mundo para que mantenha suas promessas em relação às mulheres”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon . mas, na realidade, há uma enorme brecha entre as promessas e seu cumprimento, enquanto as mulheres continuam sendo superadas em número pelos homens – quatro por um – no parlamento de todo o mundo.

Em um estudo intitulado “Who Answers to Women” (Quem responde às mulheres), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) disse que as mulheres devem ser incluídas em todos os processo de controle. “Gerar responsabilidade diante da igualdade de gênero não é um luxo”, disse na quinta-feira à imprensa a diretora-executiva do Unifem, Inés Alberdi. O estudo mostra que “se tivéssemos uma responsabilidade maior sobre os compromissos assumidos em relação às mulheres, poderíamos estar muito mais próximos de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, acrescentou.


Vejam mais na Revista Fórum

Nenhum comentário: