terça-feira, 23 de setembro de 2008

O resgate de todos os resgates: golpe de Estado cleptocrata nos EUA


O governo dos EUA mudou radicalmente o caráter do capitalismo norte-americano. Trata-se, nem mais nem menos, de um “golpe de Estado” a favor da classe que Franklin Delano Roosevelt chamava de “bancgsters”. O que aconteceu nas últimas semanas pode alterar o curso do século que começa de maneira irreversível. Estamos diante da maior e mais desigual transferência de riqueza desde que se presentearam terras aos barões das ferrovias na era da Guerra Civil. A análise é de Michael Hudson.


Ninguém esperava que o capitalismo industrial terminasse deste modo. Mais do que isso, ninguém sequer imaginou que ele evoluiria nesta direção. Suspeito que essa cegueira seja freqüente entre os futurólogos: a tendência natural é pensar sobre a forma ótima de crescimento e desenvolvimento das economias. Mas sempre parece surgir um caminho imprevisto e então a sociedade se vai por uma tangente.

Vejam o texto completo na Carta Maior.

2 comentários:

Anônimo disse...

- NO LE VERO! LÁ NO SÉCULO PASSADO, EM 1917, LÊNIN PROFETIZOU: "O ÚLTIMO ESTÁGIO DO CAPITALISMO É O CAPITALISMO FINANCEIRO". DÁ PARA OBSERVAR SEU SORRISO MUMIFICADO NO SEU MAUSULÉO NA PRAÇA VERMELHA..

zejustino disse...

Postei esse texto no blog principalmente pelo tom lamentoso do gringo. Mas havia reparado também no primeiro parágrafo que êle havia dado uma mancada. O que vemos hoje é realmente a derrocada da fase financeira do capitalismo. Concordo com o comentário feito pelo SBENTENAR. O Volódia já deve ter recebido muitos parabéns lá em "cima" sob o olhar rancoroso e ranger de dentes do Friedman e seus filhotes.

Aliás, se houver um "lá em cima", espero que o Friedman e seus filhotes curtam o pior do inferno lá em "baixo".